34ªCIPM realiza Curso de Rastreamento de Combate e Tiro Policial. (Assista)
19 de janeiro, 2023A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ªCIPM) realizou nesta quarta-feira (18), com a supervisão Técnica da Major Leila; comandante da CIA, coordenação do Tenente Aguiar, comandante do Pelotão de Emprego Tático Operacional e ministrado pelo Guerreiro de Caatinga 084, Sd Miguel; o Curso de Rastreamento de Combate e Técnica de tiro policial. A capacitação visa promover o aprimoramento técnico-profissional dos policiais. O curso teve o objetivo de ensinar a interpretar os indícios deixados por indivíduos ou grupos criminosos em área rural, a antecipar-se as ações de emboscadas, tocaias e similares; e a executar a camuflagem, além de outros conhecimentos extremamente importantes para a sobrevivência policial durante o combate em áreas rurais com bioma de Caatinga.
O Soldado Miguel conseguiu com muita maestria compilar e multiplicar todo o conhecimento absorvido em cerca de 15 dias; tempo de duração do do curso de combatente de Caatinga que ocorreu em Juazeiro no último ano 2022, onde o militar conseguiu a conclusão com muita garra e abnegação. Tal façanha lhe tornou o Guerreiro de Caatinga 084 de toda a Bahia.
O treinamento ocorreu durante todo o dia, contemplando disciplinas de: história, perfil e formação do rastreador; teoria do reconhecimento de rastro humanos e de animais; reconhecimento pelo olfato, audição e visão; teste de raciocínio de memória fotográfica; cuidados em deslocamento e rastreio; comunicação sinalização tática manual; rastreamento em baixa luminosidade; contra rastreamento; dentre outras disciplinas.
Já o curso de tiro policial supervisionado pelo Tenente Aguiar; Comandante do “Guardião dos Portais da Chapada e do Sertão” (PETO 34), teve como objetivo revisar fundamentos e traçar diagnóstico de habilidades cruciais para o tiro de combate no contexto da violência urbana e Rural.
Cada policial realizou cerca de 50 disparos e, durante os exercícios, trabalharam temáticas como os fundamentos de tiro, solução de panes, realização de recargas emergenciais, além do tiro rápido contra alvos.
Ao todo, 17 profissionais participaram da capacitação, sendo: 15 policiais do PETO, um policial lotado no presídio de Brumado e um policial do setor de inteligência. (Assista)
Veja a Galeria de imagens: