1– Espinafre
Esse é um alimento bastante nutritivo porque tem um alto teor de ferro. Além disso, o espinafre também dá minerais, como por exemplo sódio, potássio, cálcio, ferro e magnésio, é uma fonte de vitaminas A, B, C e K, aminoácidos e fibras.
Para os bebês, ele ajuda a facilitar os processos de coagulação. A melhor forma dele ser ingerido antes dos seis meses de idade é através da sopa, omelete, acompanhando o arroz.
2 – Frutas secas
Seja amêndoas, nozes, avelãs, amendoins ou pistache, todas são ricas em triptofano. Ele é um aminoácido que faz a produção de serotonina, o hormônio que produz a sensação de felicidade.
Esse tipo alimento é recomendado para crianças com mais de um ano. Contudo é preciso consultar o pediatra antes de dar o alimento para se prevenir de um possível risco de alergia.
3 – Maracujá
A fruta é rica em vitaminas A, C e K, ferro e cálcio. Ela pode ser consumida pelos bebê com mais de seis meses através do suco. E quando eles fizerem um ano, as crianças podem comer a polpa da fruta em sorvetes, iogurtes ou então na salada.
4 – Abóbora
O purê de abóbora pode ser dado ao bebê depois dos seis meses como um alimento complementar. A abóbora é uma fonte maravilhosa de beta-caroteno, vitaminas A, B, C e E. Quando o bebê já estiver mais velho, se pode usar a abóbora como ingrediente em bolos.
5 – Abacaxi
O abacaxi é rico em vitaminas A, B e E, potássio, magnésio e manganês. Essa fruta ajuda no funcionamento do sistema digestivo, aumenta as defesas do organismo e também ajuda a formar glóbulos vermelhos e brancos no sangue.
Para dar esse alimento ao bebê, a princípio, o dê em forma de suco. Depois de um tempo, o abacaxi pode ser incluído na salada.
6 – Carne vermelha
A carne é um alimento importante. Até porque ela é fonte de proteína e gordura. Além de aminoácidos, vitaminas B, ferro e fósforo. Para dar carne vermelha aos bebês você pode cortá-la em pedaços bem pequenos ou então desfiá-la.
7 – Chocolate
Muita gente acha que o doce pode ser uma coisa ruim para os bebês. No entanto, depois de seis meses de idade os bebês podem consumir chocolate líquido. Depois de um ano eles já podem comer pedaços pequenos. Claro que tudo isso com moderação.
O chocolate revigora. Além de ser energético e rico em proteínas, colesterol, ferro, potássio, antioxidantes e vitaminas A e B.