No mês que vem a Ucrânia comemora seu 30º aniversário de independência. E como parte das comemorações vai haver o tradicional desfile militar. Com uma diferença: segundo divulgado pelo próprio governo, as mulheres iriam marchar usando salto alto.
Fotos do ensaio do desfile foram distribuídas e causaram uma onda de protesto dos legisladores ucranianos. A política de oposição Inna Sovsun reclamou: “Andando no calor de nossas estradas, as militares arriscam lesões nas canelas, nos ligamentos e até mesmo esfolar os pés. Por que? Para trazer à vida o estereótipo da mulher como uma linda boneca?”
Segundo o New York Times, 31 mil mulheres servem as forças armadas ucranianas, equivalendo a 15% das tropas. Hoje elas ocupam funções como atiradoras de canhão, snipers e comandantes de infantaria. Mas enfrentam um clima de preconceito nos quartéis. Com os protestos, o ministro da Defesa prometeu no próximo sábado, 10, que calçados “aperfeiçoados e econômicos” serão providenciados “no menor espaço de tempo possível.