Domingo é dia do é de Cumer no efuxico | Sobe e desce baiano.
19 de setembro, 2021Hoje o efuxico.com tá audacioso no é de cumer e convida os Cu de Galinha tirados a Mineiro a prepararem um sobe e desce, cozido típico baiano que nasceu em São Francisco do Conde.
A primeira vez que escutamos o termo “sobe e desce” foi num almoço com amigos da repartição e tinha a presença do icônico Edilson Capetinha “ex atacante do Vitória e da seleção, o gorduroso foi num restaurante de garagem, típico das ruas diretas de Salvador, em 2006 não entendíamos do que se tratava o prato. Só depois que percebemos que era uma versão express do elaborado cozido baiano já bastante degustado no interior.
Brumadenses tirados a mineiros peguem a visão, o cozido baiano é um prato complexo repleto de etapas e dá a impressão que cada família na Bahia tem a sua fórmula e regras. E para quem acha que baiano só come azeite de dendê e frutos do mar, este prato passa longe disso.
Hoje o é de cumer aqui em casa será no fogão a lenha e o sobe e desce será o carro chefe, como diz Diego Saturno: Receita e fotos não é um convite, entenderam; Afonso da Pax, Piu Som e Manso? Sapão não é pra passar nem perto.
Pra fazer o sobe e desce baiano e bom na sexta-feira, antes de fazer a compra da semana, pois você vai usar os legumes que ainda tem em casa: cenoura, couve-manteiga, jiló, tomate, batata, batata doce, cebola e abobrinha. Assim você Limpa a geladeira pra comprar legumes frascos para a semana. Mas tá querendo um prato substância? Faz hoje mesmo, Geisa faz para o cantor Juscimar Chapeu de couro direto lá em Jequié.
Bora para o feitiço
Faça um refogado com cebola e alho e doure um pedaço generoso de toucinho de porco, refogue a carne bovina, adicione água filtrada quente e comece e cozinhe a Carne de Boi, o ideal é que seje uma Costela ou uma rabada. (Gordura é importante,mas tá morre não morre, vai músculo mesmo.)
Depois da carne cozida, retire da panela e adicione os legumes por tempo de cozimento (cenoura e batata inteiras sem casca e tomate picado sem casca, abobrinha inteira, jiló descascado inteiro, couve manteiga amarrada), folha de louro e sal ou o que encontrar na geladeira. Quando os legumes estiverem cozidos, retire-os com cuidado e mantenha-os quentes em uma travessa.
Abaixe o fogo da panela e acrescente farinha de mandioca aos poucos, mexendo constantemente para fazer o pirão. Sirva o pirão à parte, acompanha esse prato uma salada fresca, “só pra enganar a mente”, arroz branco e a Carne Cozida. Tadeu Desgraça e Sapão de entradinha, batem um 1/4 de pinga, 2 No grau puro malte e caneco de alumínio do grande com Coca.
Bom apetite e bom (sobe e desce) fuxiqueiros tirados a mineiros.