Fuxico Solidário: Operação Raizes da PC Brumado, Reitera a Importância e os Direitos da População da Terceira idade.
5 de outubro, 2021
Para reiterar a importância e os direitos da população da terceira idade, na última sexta-feira (1º) foi celebrado o Dia Nacional da Pessoa Idosa. Com o objetivo de coibir a violência contra os idosos e conscientizar a população sobre o problema, a Delegacia Territorial de Brumado está arrecadando material de higiene e fraldas geriátricas para ser doado a lares de acolhimento. Participe e doe algum material. A caixa de arrecadação fica no saguão de entrada da delegacia situada na Rua Manoel Fernandes (ao lado do hospital).
CONTEXTUALIZAÇÃO:
A violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade internacional.
Segundo dados do Ministério da Saúde, os tipos de violência mais comuns contra a pessoa idosa são: a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor; o abandono vem em seguida e é considerado uma forma extrema de negligência; a violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte; entre outras.
A demanda a nível de Brasil de ações voltadas para a solução do problema aqui exposto tem sido crescente. Desta forma, a Polícia Civil da Bahia inclui em seu calendário estadual de operações a “Operação RAÍZES”, criada com intuito de chamar atenção da sociedade para o problema e implantar paulatinamente novos protocolos a serem absorvidos pela PC/BA em prol da solução para a temática.
Fonte: Polícia Civil da Bahia