Domingo é dia do é de cumer no efuxico | Carne de bode do Sol.
24 de outubro, 2021Bastante consumida no nordeste pelos que tem um paladar apurado e uma mixaria a mais no bolso, a carne de bode ou cabrito foi envolvida em uma polêmica nesta semana, a picuinha se iniciou quando a apresentadora do Master Chef largou um comentário sem noção atrelando a carne de Bode a uma comida de fome e afirmou que é uma carne com pouco nutriente e consumida pelo povo mais pobre. Ela Tentou lacrar com um assunto que tem pouco conhecimento e acabou cancelada nas redes sociais.
Diferente do que ela, a carne de Bode é rica em proteína tem pouca gordura e não custa tão barato assim. O prato tradicional de sabor marcante, na Bahia é consumida na região de Jequié e Feira de Santana da forma assada, já na região de Brumado a turma costuma degustar ao molho, como ensopado. Vamos aprender a fazer uma carne de bode de Sol para assar na brasa na pegada da Carne de sol da Aniversariante Jequié?
Desosse o traseiro e abra a carne em manta contínua com um dedo de altura.
Passe sal fino nas duas superfícies da manta e leve para secar ao sol por cerca de ½ hora cada lado. Misture a manteiga com a pimenta-do-reino e pincele sobre a manta.
Corte-a em 10 pedaços e leve cada um à grelha, que deve estar a cerca de 30cm do braseiro.
Deixe grelhar por 15 minutos de um lado e mais 8 do outro. Sirva acompanhada de aipim cozido e farofa de farinha de mandioca com manteiga de garrafa.