Segundo o BC, o grande volume de acessos simultâneos gerou “instabilidade” no site. “O Sistema Valores a Receber (SVR) recebeu demanda acima da esperada e estamos ajustando a capacidade de atendimento”, informou o banco.
Como noticiado pelo governo, o novo sistema permite ao cidadão consultar se têm algum valor a receber de instituições financeiras das quais tenha sido cliente em algum momento.
O Registrato, sistema do BC que fornece extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras, abriu essa funcionalidade. Até agora, a ferramenta só permitia consultas sobre dívidas, abertura de contas bancárias e remessas de dinheiro ao exterior.
De acordo com o BC, há cerca de R$ 8 bilhões parados em bancos e demais instituições financeiras, que teoricamente podem ser sacados a qualquer momento.
Para reaver os recursos, o cidadão poderá pedir o resgate de duas formas. A primeira será diretamente via Pix, na conta indicada no Registrato, caso a instituição tenha aderido a um termo específico com o BC. Nos demais casos, o beneficiário informará os dados de contato no sistema, a instituição e o meio de pagamento ou de transferência.
Até no início da tarde desta terça-feira, o site do Registrado ainda enfrentava.
Fonte: Revista Oeste