Caiu! Dois dias após rebelião em presídio da capital secretário é exonerado da SEAP
22 de fevereiro, 2022Pouco mais de 48 horas da mais recente crise no sistema prisional da Bahia ocorrido no último domingo (20), com uma rebelião na Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador, com um saldo de seis mortos e 38 feridos, o Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (22), publica a exoneração de Nestor Duarte, do cargo de Secretário de Administração Penitenciária (Seap).
No dia 8 de fevereiro, Duarte em carta entregue ao governador Rui Costa, solicitou a sua exoneração do cargo. O ex-deputado federal constituinte alegou motivos pessoais e questões políticas para tomar a decisão. Porém, nos bastidores a versão é de que Nestor teria ficado desconfortável em continuar na gestão após o rompimento do deputado federal Marcelo Nilo com o governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner. Nilo o indicou ao cargo.
A Seap teria entrado como moeda de troca para atrair o MDB para a base governista, mas até agora não há indícios de interesse do partido. Outro nome que começou a ser ventilado nos últimos dias é o do ex-prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, filiado ao PSD, presidido na Bahia por Otto Alencar.
Segundo dados da Seap, a PLB tem 1.116 internos em um espaço para 771 pessoas, o que representa um excesso de aproximadamente 44,75% da capacidade máxima do local