Brumado: LI Li cantou! PETO resgata aves silvestres no Novo Brumado.
3 de novembro, 2022Na manhã de ontem (02), o Pelotão de Emprego Tático Operacional da 34ª CIPM (PETO 34), resgatou 06 pássaros silvestres durante rondas de rotina no bairro Novo Brumado, na capital das escolas de tempo integral.
“Li Li cantou” para as aves silvestres, quando em rondas os militares perceberam que na frente de um boteco no referido bairro havia uma exposição irregular de seis gaiolas com o total de 06 aves silvestres, sendo: 01 da espécie Papa-Capim, 01 Caboclinho, 01 Coleira, 01 bigode, 01 azulão e 01 cardeal, todos desprovidos de qualquer documentação que comprovasse a legalidade dos animais.
O autor, um idoso de 70 anos, natural de Aracatu, informou aos PM ‘s que mantinha em cativeiro os animais a alguns meses e que na manhã desta quarta-feira, teria tirado as aves de dentro do “seguro” e colocado na rua para que elas pudessem ver a luz do dia, nascer engaiolada e sentir o cheiro da chuva, ou seja, tirou do quintal “pra tomar um banho de sol”.
O proprietário foi apresentado na delegacia, as aves foram libertadas numa área de proteção ambiental na Serra das eguas, já as gaiolas foram inutilizadas.
Pegue a visão: conforme o Art. 29 da Lei 9.605/98 – Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a norma obtida, configura crime.