(Assista) Terremoto: Menino preso em escombros bebe água em tampa de garrafa, mortos na Turquia e na Síria passam de 11.700.
8 de fevereiro, 2023Passa de 11.700 o número de mortos após o terremoto no sul da Turquia e noroeste da Síria, de acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira, 8. O número de vítimas fatais na Turquia subiu para 9.057, segundo o último balanço fornecido. Na Síria, 2.662 corpos foram retirados dos escombros. De acordo com o presidente turco, 50.000 pessoas ficaram feridas. As equipes de emergência e as autoridades sírias citaram 5.000 feridos. A quantidade de vítimas vem escalonando nas últimas horas à medida que o trabalho de resgate de pessoas soterradas e buscas por desaparecidos são feitos. Na terça-feira, 7, a Organização Mundial da Saúde chegou a estimar que a tragédia impacte 23 milhões de pessoas nos dois países, incluindo 1,4 milhão de crianças sob riscos. Famílias no sul da Turquia e na Síria passaram uma segunda noite no frio congelante nesta quarta-feira, 8, enquanto equipes de resgate sobrecarregadas corriam para retirar pessoas dos escombros dois dias depois do terremoto de magnitude 7,8. Na Turquia, dezenas de corpos, alguns cobertos com cobertores e lençóis e outros em sacos mortuários, foram enfileirados no chão do lado de fora de um hospital na província de Hatay. Muitos na zona do desastre dormiram em seus carros ou nas ruas sob cobertores, com medo de voltar aos prédios abalados pelo tremor. O terremoto foi considerado o mais mortal desde 1999 na Turquia. Erdoğan chegou a afirmar que o tremo era o pior em 84 anos, comparando com outro ocorrido em 1939.
Aferin Muhammed.
Suriye vatandaşı Muhammed Ahmed’i de arama kurtarma ekibimiz Antakya’da enkaz altıdan sağ bir şekilde kurtardı. pic.twitter.com/lSxwSqyex0
— Ekrem İmamoğlu (@ekrem_imamoglu) February 7, 2023
Enquanto equipes de resgate alertam que está acabando o tempo hábil para resgate de sobreviventes do terremoto que devastou parte da Turquia e da Síria, cenas de resiliência das vítimas seguem comovendo. Uma delas foi compartilhada pelo prefeito de Istambul, Ekrem İmamoğlu. A imagem mostra um menino bebendo água na tampa de uma garrafa, mesmo preso em meio aos escombros de um prédio.
O menino sírio foi identificado como Muhammed Ahmed, de 2 anos. Ele foi localizado por uma equipe de resgate na cidade de Antakya, capital da província de Hatay, que faz fronteira com a Síria.
“Muito bem Muhammed. Nossa equipe de busca e resgate resgatou o cidadão sírio Muhammed Ahmed dos destroços em Antakya”, escreveu o prefeito em suas redes sociais.
*Com informações da Reuters, AFP e EFE