Brumado: Vai pras ondas do mar oferenda! Homem dar queixa de ex namorada por importunação após fim do romance de noite de lua cheia.
18 de abril, 2023
De acordo com umas “estórias” as oferendas deixadas nas encruzilhadas eram uma forma dos negros alimentarem seus irmãos escravos que estavam fugindo dos feitores. O certo é, que cada divindade tem os seus alimentos correspondentes, com o seu modo correto de preparo e a sua simbologia. E as entregas também se diferenciam conforme o “ponto de força” daquela entidade. Exu por exemplo, conhecido como o guardião dos caminhos, tem como lugar favorito as encruzilhadas; enquanto Iemanjá, que é a rainha do mar, costuma receber as oferendas dos fiéis nas águas.
A picuinha narrada nessa crônica não tem nada a ver com despacho ou oferendas, mas se parece com o jargão popular que diz: Vai para as Ondas do Mar oferenda, frase muito dita no dia de Iemanjá.
O fato pitoresco foi registrado na manhã do último domingo (16). Quando um morador lá das bandas do “Zoi D”Agua” ligou para Cicom informando que estava sendo importunado pelo seu “ex presente de deus”.
No local os militares ouviram do homem de 45 anos, que numa noite de lua a cheia a exatos 30 dias, estava transitando durante a madrugada numa esquina dessas da vida, quando acabou conhecendo uma dama de vermelho, o homem disse, que ficou hipnotizado e que só de olhar já amou.
Ele disse que na hora recebeu a bença e tratou de levar pra dentro de casa, contudo, ele relatou que depois de sete dias e sete noites do encontro na encruzilhada do Gógó, a carruagem virou abóbora, e que a dama de vermelho teria se transformado em bruxa.
Assim, o amor foi embora e só ficou o problema, que por sinal nem dá cidade é. O homem contou que a picareta é do estado de Sergipe, conforme consultas a “curva de rio” tem registros policiais nas cidades de Feira de Santana e Jequié.
Uma queixa por importunação foi registrada na delegacia de Brumado e na manhã do último domingo a “cu de sapo” após ter tomado todas durante a noite de sábado, foi na casa do ex amor exigindo entrar para desmaiar o corpinho, com a negativa por parte do “Santo homem” ela começou a esmurrar o portão da casa.
A Polícia foi chamada e a “zoi junto” saiu do local antes da chegada “dos trabalhadores”. O “galã” foi orientado a registrar uma nova ocorrência e a evitar pegar essas coisas de encruzilhadas, já que não é nego fugido e muito menos “Santo abridor de caminho”.