Guardiã dos Portais da Chapada e do Sertão! 34ª Companhia de Polícia Militar completa 25 anos
7 de maio, 2023Criada por meio do Decreto nº 7.318, de 07 de maio de 1998, a 34ª Companhia de Polícia Militar, unidade responsável pelo policiamento de Brumado, Aracatu, Maetinga, Jânio Quadros, Malhada de Pedras, Rio do Antônio, Guajeru, Tanhaçu, Ituaçu, Barra da Estiva, Ibicoara e Contendas do Sincorá, está completando 25 anos de existência.
A Parada Alusiva ao Aniversário da Guardiã dos Portais da Chapada Diamantina e do Sertão Produtivo, ocorreu na manhã do último dia (03), no auditório da OAB. Estiveram presente militares dos vários Pelotões, policiais cedidos a outras unidades da estrutura da segurança do estado; Cicom e Colônia Penal de Brumado, além de convidados.
A comandante do Companhia, Major PM Leila Silva, discursou sobre o valor da Companhia para a região, realçando os grandiosos serviços que os policiais militares têm prestado aos moradores, representantes comerciais e empresários.
Também foi lembrado os momentos de dificuldade superados pela Companhia desde o seu desmembramento do Batalhão de Guanambi, tornando-se hoje, uma unidade de referência.
Na semana do aniversário os Guardiões dos Portais da Chapada e do Sertão, tomaram conhecimento que o projeto de lei que irá elevar a Companhia a Batalhão já foi enviado para à assembleia Legislativa pelo governador Jerônimo Rodrigues; um fruto de muita articulação política. Com a elevação, a CIA que atualmente é composta por cerca de 150 militares, passará para pelo menos 300, com folga no regulamento para chegar a 450 policiais. O número de viaturas também vai aumentar, conforme já prometeu o Comandante Geral em audiência com a comandante da unidade.
Outra grande notícia, foi a conquista da unidade no PDP, com a diminuição dos números de crimes violentos, o prêmio em dinheiro será depositado na conta dos policiais na próxima semana, com o valor mínimo de R$ 1.700.
Por fim, os Militares destaques do ano foram presenteados com um voucher oferecido pelo Conselho de Segurança e a inclusão elogios na ficha funcional, em reconhecimento às ocorrências de alta complexidade que estes militares se envolveram e a grande produtividade das equipes.