“NÃO, será Cancelado”. Prefeitura de Brumado aperta o cinto e cancela festejos do 7 de setembro.
26 de agosto, 2023Na tarde desta quinta-feira (25), membros da equipe organizadora do Desfile Cívico de 7 de Setembro, em comemoração à Independência do Brasil, composto pela Administração Municipal e a Secretaria de Educação, decidiram CANCELAR o evento em Brumado. A decisão foi motivada pela queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma importante fonte de recursos para as administrações Municipais.
De acordo com Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), com base nos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), prevê retração de 23,56% quando o valor do repasse é deflacionado – desconsiderando a inflação do período. O primeiro repasse do fundo constitucional aos Municípios de agosto é composto pela arrecadação do Imposto de Renda e Imposto Sobre Produtos Industrializados (IR e IPI) entre os dias 20 a 30 de julho.
Por causa das condições financeiras, a administração municipal optou por cancelar o Desfile Cívico em celebração à Independência do Brasil, que nesta oportunidade comemora seus duzentos e um anos. No entanto, o sentimento de patriotismo e de amor pelo nosso País será cultuado por uma cerimônia de hasteamento da bandeira na Praça Capitão Francisco Souza Meira e contará com a presença de autoridades Civis e Militares, sem o tradicional desfile das escolas e repartições públicas.
Embora a página oficial ainda não publicou sobre o cancelamento (veja), e a turma fazer o maior estardalhaço após uma interpretação de uma conversa de WhatsApp, uma nota técnica já teria sido enviada pela Secretaria de Educação aos diretores de escolas e creches, orientando sobre a suspensão do desfile das crianças. Uma entrevista coletiva será concedida ao consórcio de imprensa pelo Prefeito Eduardo Vasconcelos na próxima segunda-feira (28).