Vai descer pro Presídio! Justiça converte prisão em flagrante para preventiva da “viuva do Pombo do BDM” acusada de trafico de drogas em Brumado. (Veja a decisão)
18 de outubro, 2023
A audiência de custódia ocorreu na manhã do último dia (12) com um juiz plantonista da comarca de Eunápolis e teve por fim: a conversão da prisão em flagrante para preventiva da “viuvá do Pombo do BDM” (mulher presa em flagrante) após uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar.
Na sentença, o juiz da Comarca de Eunápolis analisou a prisão da acusada pela prática do crime tipificado no art. 33 da Lei 11.343/06. O crime ocorreu na manhã do dia 11 de outubro, na casa onde a acusada residia com o companheiro de prenome Bruno; “morto em confronto”
Detalhes da prisão.
Conforme o inquérito policial, a mulher, teria colocado barricadas utilizando móveis no intuito de impedir o cumprimento da ordem judicial, com isso facilitou a fuga do parceiro de crime que teria ficado escondido no telhado. No processo foi informado, ainda, que uma das armas (pistola) estava escondida em meio às roupas e a mulher de Bruno havia chutado para debaixo do sofá já com os policiais dentro da casa, configurando o desejo de esconder a conduta criminosa. A metralhadora foi encontrada em meio as roupas do casal, mesmo após ela ter dito que nada de ilegal estava na casa, foi dito também em sua acusação, que a mesma havia informado aos policiais, que o seu marido havia saído para comprar pão, fato desmentido, depois do confronto armado, onde Bruno teria saído do telhado da casa, onde estava escondido e resistido a prisão. A mulher negou o crime e disse que todo material pertencia ao seu esposo (morto).
A decisão.
Em sua decisão o Juiz plantonista disse; “em que pese a negativa de autoria da indiciada, o que se afigura natural na espécie, o local, as condições e as circunstâncias de prisão em flagrante da indiciada, a natureza e a quantidade dos objetos apreendidos e os depoimentos das testemunhas perante a autoridade policial são suficientes.
“Outro aspecto nefasto do crime de tráfico de droga nesta Comarca, sic (Brumado) tem consistido no inegável sentimento de insegurança coletiva e descrédito nas instituições de combate ao crime, posto que pequenos traficantes, mesmo adolescentes, têm sido presos e/ou apreendidos por traficarem entorpecentes, até mesmo como forma de subsidiar seus vícios ou consumos, e no dia seguinte já estão nas mesmas esquinas, ruelas e periferias, drogados, onde no dia anterior foram presos ou apreendidos.
Com efeito, o “recado” que este cenário passa à população é, sem sombra de dúvidas, que o Estado sucumbiu ao tráfico de entorpecentes e aos demais crimes graves correlatos, e que os artifícios das facções criminosas prevaleceram. Ante o exposto, na forma do art. 310, II e arts. 311 e segs. Do CPP, converto a prisão em flagrante da indiciada A T L d S em prisão preventiva para a garantia da ordem pública porque os indícios de autoria são suficientes para depreender a gravidade concreta de sua conduta. Sentenciou o Juiz
A decisão foi informada ao juiz da Comarca de Brumado, como também a defesa da acusada e, o ministério público, que teve seu pedido acolhido. A mulher irá descer para o presídio de Jequié, onde ficará à disposição da Justiça.