Mulher além do seu tempo! Morre Pedrina Rizério, ex primeira dama e primeira mulher eleita para a Câmara de Brumado.

14 de janeiro, 2024 Por efuxico.com Off
Read Time1 Minute, 8 Second

Morreu neste domingo (14), aos 98 anos, Pedrina Rizério de Carvalho, a primeira mulher eleita vereadora na Câmara Municipal de Brumado. Pedrina estava em casa, ao lado da família, e morreu de causas naturais.

O velório da ex vereadora e primeira dama ocorre em sua residência, na Rua Marechal Deodoro, e o sepultamento está programado para esta segunda-feira (15), às 08h, no cemitério Jardim Santa Inês.

Uma Mulher além de seu tempo 

Pedrina, irmã mais velha do prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos, foi ex-vereadora, ex-primeira dama, mulher pioneira na política brumadense. Pedrina Carvalho desempenhou um papel importante política local. Sendo a primeira mulher eleita vereadora e durante o mandato do seu esposo, Manoel Joaquim dos Santos Carvalho, como prefeito de Brumado de 1951 a 1954. Dona Pedrina foi a primeira dama, na época a primeira dama exercia o papel nas Ações Sociais da Prefeitura, que hoje e realizada por uma secretária de Bem-Estar social. Além disso, Pedrina integrou a Mesa Diretora da Câmara, assumindo a vice-presidência e entre 1958 e 1960, foi presidente da Casa do Povo. Em tempos de busca das mulheres em locais de destaque na Sociedade a Dona Pedrinho deixa um legado de pioneirismo na política e na administração pública brumadense.

A Prefeitura de Brumado emitiu nota de pesar