Acabou a graça das Muquiranas! Pistolas de água serão recolhidas nos Portais de Abordagem da PM no Carnaval
30 de janeiro, 2024Pistolas de água serão recolhidas nos Portais de Abordagem no Carnaval 2024. Os equipamentos localizados pelas Forças de Segurança nos circuitos de festas de rua também serão retidos. A regulamentação da Lei 14.584 de 2 de junho de 2023 foi relizada nesta segunda-feira (29), no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP.
Participaram do ato o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, entre outras autoridades. No Carnaval de Salvador e também nas festas da RMS e do interior, os policiais recolherão as pistolas, como determina a Lei. Os objetos serão encaminhados à SPM.
“Cumpriremos o que determina a legislação. Aproveito a oportunidade para solicitar aos foliões que não levem esse tipo de equipamento para os circuitos da festa”, declarou Werner.
Esse crime se tornou ainda mais grave, com previsão de pena de detenção de um a cinco anos para quem o cometa. O MP, então, convidou os blocos para dialogar e foram anos de conversa e construção conjunta até se chegar à lei. Para o governador, “a lei configura-se como ato de coragem do Estado, da Assembleia Legislativa e do Ministério Público”. O Estado, por meio da Polícia Militar, trabalhará para que ela seja cumprida, recolhendo as pistolas de água daqueles que tentarem participar da festa com elas, explicou Jerônimo Rodrigues, assinalando que o Carnaval servirá de ação pedagógica.