Brumado: Justiça mantém prisão de cramunhões encontrados com armas e veículo roubado, a dupla é suspeita de homicídios na região.
14 de fevereiro, 2024Em audiência de custódia, a prisão em flagrante foi convertida em preventiva. A dupla de cramunhões, que é ligada ao PCC, não tem prazo para deixar a cadeia.
Em audiência de custódia, nesta segunda-feira (12), o Juiz plantonista do Tribunal de Justiça da Bahia decidiu converter em preventiva a prisão em flagrante realizada contra dois homens apontados pela PM como os responsáveis por duas armas, um veículo roubado, além de droga e dinheiro em espécie, a prisão foi realizada no último domingo (11), numa ação da CETO do 24º Batalhão na zona rural de Brumado.
Os dois lazarentos do Bairro São Felix foram levados para o sistema penitenciário da Bahia, em Brumado.
Segundo interlocutores da área de segurança pública, os investigados são apontados de estarem praticando homicídios a mando dos Cabeças Caras “Juríti ou M16” age na (Urbis 1) e “Amigão, pedreirinho ou caléo” com influência do (São Félix para cima) ambos são brumadenses autointitulados do PCC e controlam a atividade criminosa direto do estado de São Paulo, visando manter os pontos de vendas de entorpecentes que estão sendo disputados pelos “irmãos Fagundes” sob a influência de Djaga, ligado ao CV que está preso porem conta com uma rede de apoio fora da cadeia.
O juiz plantonista, em sua decisão, sustentou que a necessidade concreta da prisão reside na necessidade de garantir a ordem pública. Uma das hipóteses que preenchem o conceito legal de ordem pública é a gravidade em concreto do delito. No caso dos autos, percebe-se dos elementos colhidos que há periculosidade em concreto dos custodiados, vez que, como bem pontuou o MPBA no sentido de que “os crimes em tela foram cometidos com peculiar gravidade, especialmente por ocorrer à luz do dia e no curso de um dos principais eventos do calendário festivo local, qual seja: o Carnaval; bem como em razão de ser praticado em eventual concurso de agentes ou associação criminosa; cabendo, ainda, considerar a apreensão de balaclava e de maquineta de cartão de crédito; que revelam sua dedicação à atividade ilícita, inclusive são apontados como integrantes de organização criminosa. Ainda, noticia-se que o autuado C T O N tem histórico penal, sendo que o automóvel apreendido foi supostamente utilizado na prática de latrocínio e de homicídios ocorridos nos últimos dias na região; circunstâncias suficientes a demonstrar com clareza a possibilidade de que os Autuados voltem a delinquir, caso se permita o seu retorno ao convívio social; razão pela qual deve ser resguardada a garantia da ordem pública“, o que revela gravidade em concreto da conduta ante o modus operandi
Nos dois primeiros meses de 2024. Brumado bateu recorde de apreensão de armas, foram 14 armas apreendidas, dentre elas, pistolas de uso restrito. Com mais essa decisão, percebe-se que a justiça está sendo firme na recepção dos processos e, na grande maioria, vem acatando os pedidos dos delegados e do Ministério Público, convertendo quase que em sua totalidade as prisões em flagrante realizadas pela PM em prisões preventivas.