Mercado de Artes de Brumado reabre as portas, prédio histórico recebeu requalificação.
9 de março, 2024O Antigo Mercado Municipal de Brumado, transformado em Mercado de Artes, reabriu suas portas nesta sexta-feira (9), depois de alguns meses de reforma. O prédio histórico que compõe o centro velho de Brumado, junto com a prefeitura velha, a estação ferroviária, a igreja matriz e a antiga agência de Correios e telégrafos; hoje arquivo público Municipal, passou por obras de revitalização que preservaram as características originais do ano de 1944. A prefeitura realizou adequação e adaptação do espaço para receber cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção e modernização das instalações elétrica e hidráulica.
Segundo o secretário de saúde da prefeitura de Brumado, Cláudio Feres, o espaço construído em 1944 que irá completar 80 anos, foi devolvido aos artesão de Brumado, que representam o DNA da Cultura da cidade.
Assista:
A reinauguração contou ainda com a presença do prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, do secretário de saúde, Cláudio Feres, do secretário de Educação, João Nolasco, do Secretário Administração e Desenvolvimento Social, Maguinho e do Dr Geraldo, ex prefeito de Brumado.
História
Inaugurado 1944, o prédio, de arquitetura eclética com traços de art decó e neoclássica, faz parte de um conjunto arquitetônico do centro velho na região ferroviária da cidade. Após o fechamento da feira livre que funcionava na frente da antiga estação ferroviária, o espaço passou um tempo fechado, sendo transformado em Mercado de Artes.
O imóvel compõe o conjunto arquitetônico da região ferroviária de Brumado, erguido durante o período histórico chamado de revolução industrial brasileira, quando dois amigos franceses naturalizados brasileiros e residentes no Brasil, Miguel Pierre Cahen e Georges Louis Minviele, receberam autorização do governo brasileiro para minerar em Brumado, na época a sede do governo brasileiro era sediado no Rio de Janeiro, nascendo assim, a empresa Magnesita
Geração de empregos
De acordo com a prefeitura, o investimento para reabertura do mercado foi com recursos próprios. A previsão é que o local possa gerar dezenas de empregos diretos e indiretos.