Conselho Tutelar retira guarda de criança de 10 anos da mãe por maus tratos na zona rural de Caetité
15 de março, 2024O Conselho Tutelar, apoiado por uma guarnição da Polícia Militar (94ª CIPM), realizou a retirada da guarda de uma criança de 10 anos, de sua mãe, por maus tratos, no município de Caetité, no sudoeste da Bahia.
O fato aconteceu por volta de 17h30min dessa quinta-feira dia (14) de março, em uma localidade da zona rural do município.
Depois de denúncia, o conselho e a PM chegaram no local e constataram a veracidade dos maus tratos por parte da mãe, uma mulher de 37 anos, então a criança foi encaminhada para a Casa de Acolhimento em Caetité.
O Código Penal do Estatuto da Criança e do Adolescente prevê em seu artigo 136 o crime de “Maus-Tratos”, como sendo: a exposição ao perigo da vida ou da saúde de pessoa sob a autoridade, guarda ou vigilância do agente, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina. Por seu turno, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), descreve tipo penal muito semelhante em seu artigo 232, criminalizando a conduta de “submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou constrangimento”.