Abril azul: Caminhada pela conscientização do autismo reúne várias pessoas, em Brumado

11 de abril, 2024 Por efuxico.com Off
Read Time1 Minute, 31 Second

Estamos no abril azul, o mês foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas – ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

Na Bahia o abril azul foi marcado pela sanção da lei do laudo médico, onde baianas e baianos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down e outras neurodivergências, agora têm direito a laudos e perícias médicas com prazo de validade indeterminado. É o chamado ‘Laudo Permanente’, que põe fim à exigência por renovação do ateste médico constante para a condição de saúde dessas pessoas, a fim de que elas tivessem acesso a terapias e benefícios como a gratuidade no transporte público. Essa nova legislação passou a vigorar no último sábado 06, após o governador Jerônimo Rodrigues sancionar a Lei Estadual que regulamenta o direito.

Montagem: Portal É FUXICO

Em Brumado o mês de concretização sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi iniciado com uma caminhada que ocorreu no último domingo (7), dezenas de pessoas se reuniram durante a Caminhada pela Conscientização do Autismo. A iniciativa contou com a participação de pessoas de todas as idades, visando, além de conscientizar, promover uma confraternização. O evento foi organizado por uma mãe que mantém uma ONG Autista e contou com apoio da Polícia Militar, de alguns políticos e poucos comerciantes e empresários. (ASSISTA)

A quantidade de pessoas chamou a atenção de quem passava. A saída aconteceu na frente do Fórum e da Defensoria Pública, passando pela Sede do ministério público na Avenida João Paulo, finalizando na Praça Coronel Zeca Leite em frente ao edifício da Prefeitura. Por lá, aconteceram diversos discursos dos presentes.

Redação: É FUXICO