Mesmo assim, leva vó e vô pra votar fuxiqueiros! Comprovante de votação ainda não vale como prova de vida para aposentados, alerta o INSS.

18 de setembro, 2024 Por efuxico.com Off
Read Time52 Second

O INSS (Insituto Nacional do Seguro Social) divulgou um alerta sobre informação falsa que tem circulado nas redes sociais. Um aviso do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostra que “aposentados que forem às urnas: o voto servirá de prova de vida junto ao INSS, fato que infelizmente não está sendo divulgado pela imprensa”.

“É mais uma informação falsa, ou como chamam: fake news”, afirma o instituto em nota. A publicação cita a Portaria PRES/INSS 1.408 de 2022, quando foi instituído o cruzamento de dados como comprovação de vida.

O INSS admite que, embora tenha sido previsto em 2022, ainda não começou a funcionar plenamente o sistema para cruzamento de informações para a prova de vida.

“Apesar de ter sido previsto em portaria em 2022, o cruzamento de dados para comprovação de vida tem sido feito escalonadamente com outros órgãos governamentais. Isso ocorre porque há necessidade de ferramentas tecnológicas para fazer o batimento de informações. Algumas já estão em operação. Outras, no entanto, ainda dependem de interoperabilidade com o sistema”, afirma o INSS.

Foto: Reprodução/ilustrativa