Em Brumado, mineradora diz que não é bem assim e dá esclarecimentos sobre a ‘picuinha’ (mobilização) dos moradores de Pedra Preta.
19 de setembro, 2024Segundo o Destaque Bahia, a empresa RHI Magnesita entrou em contato com eles e nós copiamos a conversa. Na nota, a mineradora prestou esclarecimentos sobre a mobilização comunitária dos moradores da “sorridente” comunidade de Pedra Preta, na zona rural de Brumado.
O trecho que liga a BA-148 até a portaria da Mina corta o povoado da Pedra Preta e, por ser construída com sedimentos de minério e não ser calçada ou asfaltada, causa bastante transtorno à comunidade. O que resultou na obstrução (veja).
A empresa teria informado que está realizando a troca de fornecedor do transporte fretado, uma ação que visa proporcionar ainda mais segurança e conforto para os colaboradores. A firma esclareceu ainda que a responsabilidade pelo transporte público na região é do Município de Brumado, (não entram em nada). Contudo, Sobre a requalificação da via que dá acesso a mina de Pedra Preta, a empresa disse que está mantendo um diálogo constante e transparente com a comunidade e que na última reunião, realizada em 19 de junho, ouviu as demandas locais para implementar melhorias, em prol do desenvolvimento social. Por fim, a RHI Magnesita, reafirmou seu compromisso com a parceria ativa e a colaboração com a comunidade, garantido estar sempre disposta a ouvir, aprender e construir juntos um futuro melhor.