Operação Mute: 39 celulares são apreendidos no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas

22 de novembro, 2024 Por efuxico.com Off
Read Time1 Minute, 16 Second

Uma operação deflagrada ontem, dia 20, pelo Ministério Público do Estado da Bahia em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), apreendeu 39 aparelhos smartphones dentro de celas do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. Além disso foram apreendidos facas e objetos que estavam sendo comercializado nas celas, incluindo roupas, material de higiene, fumo e produtos de limpeza.

As ações integram a 6ª Fase da Operação Mute, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Sennapen), que contou com a participação dos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) do MPBA. A Operação Mute acontece simultaneamente em mais de 100 unidades prisionais no Brasil desde 2023 e é a maior operação realizada pela Senappen, em termos de número de estados participantes, quantidade de policiais envolvidos e unidades prisionais revistadas.

Participe do canal do Portal É Fuxico no WhatsApp 📲

As revistas efetuadas pelas equipes ordinárias e especializadas da Seap têm o objetivo de impedir a entrada de materiais ilícitos e eletrônicos, eliminando qualquer possibilidade de comunicação e articulação dos internos com criminosos do lado de fora da unidade penal. Os policiais penais realizaram buscas detalhadas nos pavilhões e celas, bem como revistas nos custodiados.

Também participaram das ações em Teixeira de Freitas integrantes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP) e policiais penais ordinários. As equipes foram coordenadas pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP), por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP).