Brumadense e Ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso é velado em BH, prefeito Fabrício Abrantes participa da Cerimônia.
3 de fevereiro, 2025
O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso (MDB), de 86 anos, é velado nesta segunda-feira (3), das 10h às 16h, no Palácio da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Cardoso morreu na madrugada deste domingo (2).
O velório é realizado com honrarias, pelo fato de Newton ter sido governador do estado e pela carreira política. O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), confirmou presença.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também foi à cerimônia.
“Vim aqui prestar a minha solidariedade à família do ex-governador Newton Cardoso, que esteve à frente do estado no final dos anos 80, num período em que o Brasil ainda estava se redemocratizando, num período em que o Brasil estava fazendo a nova Constituição, e ele cumpriu bem o seu papel, deixou um legado para Minas Gerais”, elogiou.

Prefeito Fabrício Abrantes participa da cerimônia de despedida do filho ilustre de Brumado. Foto: Redes Sociais.
O Prefeito, Fabrício Abrantes (Avante) se deslocou para a capital Mineira representando o Povo de Brumado no último adeus ao ilustre conterrâneo. Fabrício foi recebido pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema e pelo filho do Trator de Minas, o deputado Federal Newton Cardoso Junior.
“Tive o privilégio de ser apoiado por ele nas minhas duas eleições e serei eternamente grato por sua lealdade.
Compartilho com Newton Cardoso o desejo de ver nossa cidade melhor e sempre terei o seu exemplo como um estímulo para trabalhar incansavelmente pelo nosso povo.
Me solidarizo com a família e os muitos amigos nesse momento de dor e, no uso das minhas atribuições como Prefeito de Brumado, decreto luto oficial de três dias”. Declarou o prefeito em sua rede social.
O filho de Newton Cardoso, o deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB), disse ao g1 que o corpo será cremado em cerimônia restrita à família.
Júnior falou ainda que o pai estava internado havia alguns dias, preferiu não dizer desde quando, no Hospital Orizonti, no bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul da capital mineira. Ainda segundo ele, o político morreu de múltipla falência de órgãos.
Veja como está sendo a despedida
- 7h20: Corpo de Bombeiros e cerimonial do governo se encontram na Metropax, bairro Santa Efigênia. Urna é colocada sobre um caminhão da corporação. De lá, deslocam-se em comboio para o Palácio da Liberdade. Em caso de chuva a urna irá no veículo fechado da funerária. Haverá batedores da Polícia Militar abrindo o trânsito.
- 7h35: Chegada do comboio ao Palácio da Liberdade. Militares da guarda retiram a urna do caminhão e, em marcha, a levam para dentro, onde permanecerá ladeado pelo que chamamos de Câmara Ardente (militares uniformizados, durante todo o velório).
- 8h: Início do velório para a família.
- 10h: O público pode entrar. O acesso será pelo portão principal do palácio, em frente à Parça da Liberdade.
- 15h: Oração realizada por um representante da Igreja Católica.
- 15h40: Antes do encerramento do velório será feita a dobra da bandeira de Minas Gerais, que cobre a urna e que será entregue para a família. Nesse momento será executado o toque de silêncio em homenagem ao ex-governador Newton Cardoso.
- 16h: A urna será retirada do Palácio da Liberdade, em ato solene de marcha, por militares da guarda, e colocada sobre o caminhão ou no veículo carro da funerária, se estiver chovendo. O comboio segue até o Parque Renascer Cemitério e Crematório, em Contagem.
- 17h: Chegada ao Parque Renascer Cemitério e Crematório.
- 17h30: Cerimônia de cremação do corpo reservada à família.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/j/4/PrFsRjROurw3TaSySnWw/palacio-da-liberdade.jpg)
Biografia
O ex-governador Newton Cardoso nasceu em 22 de maio de 1938, em Brumado, no estado da Bahia. É formado em administração pública e sociologia política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
Foi governador de 1987 a 1991, vice-governador de 1999 a 2002 e deputado federal por três mandatos: 1979-1982, 1995-1996, 2011-2015. Além de vice-líder do MDB na Câmara dos Deputados de 2011 a 2012.
No segundo mandato renunciou em 1996 para assumir a Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde foi prefeito por três mandatos: 1973-1977, 1983-1986 e 1997- 1998.
De acordo com o governo de Minas, Newton Cardoso presidiu a União Colegial de Minas Gerais e fundou a Casa do Estudante durante sua trajetória estudantil. Foi comerciante nos anos 1950 e na década seguinte se filiou ao Partido Republicano.
Durante a ditadura militar, foi um dos fundadores do partido de oposição, o Movimento Democrático Brasileiro, MDB. Em 1972, iniciou seu primeiro mandato público como prefeito de Contagem.