Só moto-taxi e carro de aplicativo (táxi) agora! Transporte coletivo de Jequié é suspenso pela empresa sem avisar a prefeitura.
9 de fevereiro, 2025
A cooperativa alega que a falta de previsões legais adequadas e de investimentos contribuiu para o agravamento da crise.
O município de Jequié de cerca 160 mil habitantes está com o transporte coletivo urbano suspenso. A decisão foi tomada pela Cooperativa de Transporte e Turismo Borda da Mata (Coobma), que administra o serviço.
Em uma nota enviada ao Blog do Marcos Frahm, parceiro do É Fuxico, a cooperativa afirma que a ação foi necessária “devido ao grave desequilíbrio financeiro do contrato e aos desafios enfrentados pelo setor”. O serviço de moto-taxi é apontado como o maior atrasa lado do serviço público na Cidade Sol.
A cooperativa alega que a falta de previsões legais adequadas e de investimentos contribuiu também para o agravamento da crise, justificando que tais situações comprometem severamente a manutenção e a qualidade dos serviços.
“Ao longo dos anos, a Coobma se empenhou em oferecer um transporte seguro e acessível à população, mesmo diante de dificuldades operacionais e econômicas. No entanto, a atual realidade do setor tornou inviável a continuidade das atividades neste momento. Essa é uma decisão difícil, tomada após uma profunda análise da situação. Esta medida extrema reflete a realidade enfrentada pelo setor e a necessidade de ações imediatas que garantam condições sustentáveis para a prestação do serviço essencial de transporte público”, disse a cooperativa em nota enviada ao Blog do Marcos Frahm.
Já a Prefeitura emitiu uma nota afirmando que foi pega de surpresa com a decisão e que está em tratativas para viabilizar uma solução emergencial. Deixando claro que a cooperativa deixou o prefeito na mão. Se ligue na nota:
“A Prefeitura de Jequié, através da Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran), informou que foi negativamente surpreendida, na noite desta sexta-feira (7), com a decisão da Cooperativa de Transportes e Turismo Borda da Mata (Coobma) de suspender, temporariamente, a prestação dos serviços de transporte coletivo urbano, conforme divulgado em nota pública pela própria cooperativa.
Diante dessa situação, a administração municipal reforça seu compromisso com a mobilidade da população e já está em tratativas para viabilizar uma solução emergencial que garanta o atendimento do serviço de transporte coletivo. A Sumtran segue trabalhando para que essa demanda seja resolvida no menor tempo possível, minimizando os impactos para os usuários do sistema. A Prefeitura de Jequié manterá a população informada sobre quaisquer atualizações referentes ao caso.”