Caiu no cartucho! Paulo Escopeta fundador do BDM tomba em confronto com a Polícia Civil na Bahia.

18 de fevereiro, 2025 Por efuxico.com Off
Read Time1 Minute, 25 Second

Ex-integrante do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Paulo César Filgueiras, conhecido como “Paulo Escopeta”, morreu na noite deste segunda-feira (17) após trocar tiros com a Polícia Civil, na cidade de Jacobina.

O homem era apontado como um dos maiores assaltantes de bancos do país e já teria participado de mais de 10 ataques contra agências. Também ajudou o finado Zé de Lessa a fundar a facção Bonde do Maluco (BDM), que nasceu em Mulungu do Morro. Ele chegou a ser preso em uma das fronteiras do país em 2017. A Justiça baiana colocou o bandido em liberdade domiciliar em outubro de 2024.

As investigações indicavam que Paulo Escopeta era extremamente frio e foi o responsável pelo latrocínio do empresário ireceense conhecido como “Dudu”, ocorrido no dia 20 de janeiro, em uma estrada vicinal de Morro do Chapéu. Após trabalho de inteligência, as equipes da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê) identificaram sua autoria e obtiveram um mandado de prisão preventiva contra o bandido.

No momento do cumprimento da ordem judicial, o criminoso foi interceptado em uma das principais avenidas de Jacobina e reagiu à abordagem atirando contra os policiais, que revidaram. Ele foi atingido e, ao seu lado, foi encontrado um revólver calibre 38 com duas munições deflagradas e quatro intactas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados, mas ele não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações obtidas pela polícia, Paulo Escopeta estava na cidade a serviço da milícia. Na sequência da operação, os agentes realizaram buscas em sua residência e apreenderam outro revólver calibre 38, diversas munições, uma balaclava e porções de maconha.

Fonte: Informe Baiano.