Deputada Ivana Bastos solicita implantação de Companhia Independente de Polícia Militar em Maragogipe (Ouvir notícia).

5 de abril, 2025 Por efuxico.com Off
Read Time1 Minute, 42 Second

Ouvir notícia

A Medida vai garantir maior efetividade das ações de segurança pública no município de grande importância e fortes atividades econômicas no recôncavo baiano.

A deputada Ivana Bastos (PSD) solicitou ao Governo do Estado da Bahia a implantação de uma Companhia Independente de Polícia Militar em Maragogipe. No ofício 013/2025, encaminhado ao Governador Jerônimo Rodrigues no último dia 20/01, detalha a extensão territorial do município, a posição estratégica na região, a forte riqueza histórica e cultural o número de habitantes e a forte atividade econômica, justificando a necessidade da medida para garantir maior efetividade das ações de segurança pública e a redução da criminalidade.

Atualmente, os policiais militares que atuam em Maragogipe são lotados na 20ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada em Santo Amaro. A mesma unidade também atende outras cidades do Recôncavo.

“A presença da Companhia contribuirá para a redução dos índices de criminalidade, além de fortalecer a economia local e atrair investimentos. Segundo a solicitação, a implantação proporcionará melhoria na segurança pública de forma permanente.”, disse Ivana.

O município de Maragogipe tem perto de 36 mil habitantes, de acordo com o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2022, e extensão territorial de 437 quilômetros quadrados.

A presidente da Assembleia Legislativa baiana lembrou ainda a posição estratégica de Maragogipe no eixo que abriga o Estaleiro Enseada do Paraguaçu e um carnaval de grande reconhecimento, fatores que, segundo a deputada, demandam um reforço na estrutura de segurança da região. Junto ao ofício, foi entregue um Estudo de Viabilidade Técnica e Operacional que aponta a necessidade da instalação da Companhia no município.

A proposta da deputada caetiteense também informa que o município já dispõe de estrutura física, com a sede do novo Disep e salienta que devido à presença do bioma manguezal, a nova Companhia poderá realizar ações de patrulhamento por meio de embarcações, com visitas regulares às comunidades ribeirinhas, quilombolas e outros grupos sociais.