A Polícia Rodoviária Federal (PRF) combatendo crimes de toda natureza, no final da tarde da última quarta-feira (16) resgatou dezenas de pássaros silvestres na BR-116, em Jequié. As aves silvestres estavam aprisionadas no porta-malas de um Voyage.
Durante a abordagem foram solicitados os documentos do condutor e da passageira, enquanto rolava a consulta os passarinhos “danaram” a cantar, derrubando a casa do casal de lazarentos. Em seguida, os federais realizaram um baculejo no padrão e após uma revista minuciosa no banco traseiro do carro, os policiais visualizaram gaiolas, além de uma certa quantidade de galinhas e galos, encobertos e amarrados, com restrição de movimento, privação de luz e sem circulação de ar, em condições evidentes de maus-tratos.
No porta-malas que mais parecia um viveiro de aves foram achadas gaiolas. Com isso, foram apreendidas 38 aves silvestres, todas aprisionadas em gaiolas pequenas e em condições precárias de falta de higiene, sem água e ventilação. Uma das aves já estava morta. Foram encontradas também 39 gaiolas vazias e apetrechos. O motorista de 44 anos assumiu o flagrante de tráfico dos animais e disse não possuir autorização do Ibama para criação e nem a guia de transporte. Os animais foram adquiridos no estado de Pernambuco e pretendia comercializar as aves em São Simão (GO).
Cada “passarim” seria vendido por 80 reais. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados da Secretaria do Meio Ambiente, onde serão triados, alimentados e tratados por profissionais. Logo após passar por um processo de reabilitação serão liberados.
Fonte: Ascom PRF.