Assista: Terremoto causa destruição e pânico em Mianmar e Tailândia
28 de março, 2025
Ouvir notícia.
Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Mianmar, país asiático, nesta sexta-feira (28/03), causando destruição. O terremoto foi sentido a mais de 1.000 quilômetros de distância, em Bangkok, capital da Tailândia. O epicentro localizou-se próximo à cidade de Mandalay, a segunda maior de Mianmar.
Em Bangkok, os tremores provocaram pânico generalizado. Edifícios balançaram, levando milhares de pessoas a evacuar para as ruas. Um arranha-céu de 30 andares em construção desabou no distrito de Chatuchak, resultando em pelo menos três mortes confirmadas e deixando 90 trabalhadores desaparecidos sob os escombros. As autoridades declararam estado de emergência na cidade, e os serviços de metrô e trens urbanos foram temporariamente suspensos.
Em Mianmar, a região de Mandalay sofreu danos estruturais severos. O aeroporto internacional da cidade e um hospital em Naypyidaw foram fortemente afetados. O governo declarou estado de emergência em várias regiões e solicitou ajuda internacional para lidar com a crise.
O primeiro-ministro da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, interrompeu uma visita oficial para coordenar as operações de resgate e assistência em Bangkok. Equipes de emergência estão trabalhando para localizar e resgatar os desaparecidos, além de prestar socorro aos feridos.
O terremoto também foi sentido em países vizinhos, incluindo Índia, China, Bangladesh, Vietnã e Laos, causando evacuações e danos em diversas áreas. (Assista)