Bahia: SSP faz reestruturação e Batalhões de Jequié, Brumado e 46ª CIPM de Livramento diminuem de tamanho
17 de junho, 2024Os Batalhões de Brumado e Jequié e a Companhia de Livramento de Nossa Senhora encolheram e a partir do dia 1º de julho de 2024, após uma redefinição das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) e das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) do Estado da Bahia, as unidades terão uma diminuição de cidades sob os seus comandos. Com o número menor de municípios, consequentemente o efetivo também será reduzido. Quando a portaria entrar em vigor, o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que anteriormente era responsável por doze municípios, atenderá apenas seis localidades: Brumado, Contendas do Sincorá, Ituaçu, Malhada de Pedras, Tanhaçu e Rio do Antônio. Seis municípios que estavam sob o comando do Guardião dos Portais da Chapada e Sertão irão para outras unidades: Aracatu, Guajeru, Maetinga e Presidente Jânio Quadros passarão a ser atendidos pela 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Poções. Destaques para Aracatu, que está a 33 km do comando em Brumado e ficará a 168 km do novo comando, e Guajeru, que está a 63 km da Capital do Minério e ficará a 265 km por rodovia para a sede na Terra do Divino. Já Barra da Estiva e Ibicoara ficarão sob a responsabilidade da 42ª CIPM de Lençóis.
A 46ª CIPM sediada em Livramento de Nossa Senhora perdeu quase todos os municípios sob sua responsabilidade e ficará apenas com Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio.
Sob a área de cobertura do Portal É Fuxico também está o 19° Batalhão de Jequié, que nessa nova divisão perdeu as cidades do Vale do Jiquiriçá para Amargosa e Maracás.
A reorganização que não irá mexer nas Coordenadorias de Polícia Civil que atendem essas cidades foi formalizada pela portaria n.º 151, assinada pelo secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no sábado, 15 de junho de 2024. A portaria entrará em vigor em 1º de julho de 2024.