Balão espião! Algumas das missões do balão tiveram como alvo o Japão, a Índia, o Vietnã, Taiwan e as Filipinas.
8 de fevereiro, 2023Autoridades norte-americanas passaram informações sobre o balão chinês espião que sobrevoou o espaço aéreo de seu país e foi abatido no sábado. Para eles ficou claro que o balão não era para pesquisa meteorológica, como a China alegou, mas um dirigível que foi usado para espionagem. Algumas das razões foram:
– A quantidade de painéis solares que o balão possuía que significava que ele precisava de mais energia do que um balão meteorológico;
– A trajetória de voo não estava em conformidade com os padrões naturais de vento;
– O balão era equipado com lemes e hélices.
“Com base no briefing dos EUA, nosso próprio entendimento sobre esses balões e o fato de que a China até agora se recusou a informar o nome da empresa ou entidade proprietária desse balão, achamos difícil acreditar que seja um balão meteorológico civil“, disse um diplomata de defesa asiático direto de Pequim. As autoridades ainda disseram que o balão era controlado pelo Exército de Libertação Popular, o exército da China.
Segundo a Reuters, o Departamento de Estado compartilhou informações no início da semana com aliados e parceiros sobre o incidente com o balão, 150 diplomatas estrangeiros em 40 embaixadas e os funcionários da embaixada dos EUA em Pequim reuniram diplomatas estrangeiros.
Desde o fim de semana, o Pentágono diz que os balões fazem parte de uma frota aérea chinesa que também violou a soberania de outros países. Embora o tamanho da frota de balões não tenha sido imediatamente conhecido, autoridades dos EUA disseram que dezenas de missões ocorreram nos cinco continentes desde 2018. Algumas das missões tiveram como alvo o Japão, a Índia, o Vietnã, Taiwan e as Filipinas.
Entenda o caso do balão misterioso
Na última quinta-feira (2), um balão chinês apareceu no céu do estado de Montana, nos Estados Unidos. Após dois dias, o artefato foi derrubado no mar no estado da Carolina do Sul, no leste do país.
Segundo o governo americano, o balão era do tamanho de três ônibus escolares e se moveu para o leste do país a uma altitude de cerca de 60 mil pés (18.600 metros).
Os dois países já apresentaram suas versões sobre o ocorrido. Enquanto os EUA acreditam que era um balão de espionagem, a China alega ser um instrumento meteorológico que desviou da sua rota e viajou até o território americano.
Fonte: Fox News e Reuters