Bora dá uma? Veja os benefícios da relação sexual para a saúde física e mental
19 de setembro, 2024Uma pesquisa publicada recentemente pelo Journal of Management mostrou que funcionários casados que priorizam as relações sexuais têm melhor desempenho no trabalho.
Outro estudo, publicado no periódico científico Journal of Health and Social Behavior, associou a prática sexual rotineira a uma redução no risco de hipertensão. Além do gasto calórico (quem faz ousadia não engorda), o sexo oferece vários benefícios para a saúde, incluindo:
- Ajuda a queimar calorias, similar a uma caminhada de intensidade moderada.
- Melhora do Condicionamento Físico e Frequência Respiratória: Contribui para o aumento da resistência cardiovascular.
- Controle da Pressão Arterial e Frequência Cardíaca: Auxilia na regulação desses parâmetros vitais.
- Redução do Risco Cardiovascular: Pode diminuir o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
- Liberação de Hormônios: O sexo promove a liberação de dopamina, que está associada à sensação de prazer, e serotonina, ligada ao bem-estar e relaxamento.
- Diminuição dos Níveis de Cortisol: Reduz o hormônio do estresse, contribuindo para uma sensação geral de relaxamento.
- Melhora da Sensibilidade à Insulina: Ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue, prevenindo resistência à insulina e diabetes tipo 2.
- Melhora da Qualidade do Sono: A liberação de hormônios como a prolactina promove relaxamento e facilita o sono.
Em resumo, “dá uma” , pode lhe deixar numa saudável estilo de vida, contribuindo para o bem-estar geral e oferecendo benefícios físicos e emocionais. No entanto, deve ser complementado por uma rotina regular de exercícios físicos e uma dieta equilibrada para otimizar a saúde e o condicionamento físico, até porque, com a saúde vascular desequilibrada não tem bimbada certa.