A fase não é boa para nenhum dos dois. E depois de ficar sete dias sem jogar, o Cruzeiro viajou até Salvador neste sábado, (10), deu trabalho, mas só empatou por 2 a 2 com o Bahia, na Fonte Nova, em jogo pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Os mineiros chegaram à sétima partida consecutiva sem vitória na temporada. Os gols do Tricolor de Aço foram marcados por Kaky e Arthur Sales, e os da Raposa foram marcados por Bruno Rodrigues e Wesley. Com o resultado, as equipes aumentaram as pontuações, mas se mantiveram nas mesmas posições na tabela da Série A.
O Cruzeiro está em nono lugar no Brasileirão, com 14 pontos. Já o Bahia está na 15ª colocação, com nove. Ao final da rodada, no domingo à noite, os dois times podem ser ultrapassados por outros adversários.
Com calendário espaçado neste mês, o Cruzeiro só volta a campo em 21 de junho, às 19h, contra o Fortaleza, no Mineirão, em Belo Horizonte. O Bahia, por sua vez, enfrenta o Palmeiras no mesmo dia, a partir das 21h, na Fonte Nova.
Gols
O Cruzeiro enfrentou dificuldades no começo do primeiro tempo. Apesar das duas equipes terem conseguido finalizar a gol, a Raposa se mostrava presa na marcação do meio-campo do Bahia e não conseguia ter bom volume ofensivo. A melhor tentativa do time celeste foi um chute de Gilberto, defendido com relativa facilidade pelo goleiro Marcos Felipe.
Na sequência, os problemas do setor intermediário do Cruzeiro só se agravaram. Aos 17′, o time da casa abriu o placar em bela jogada de atributos coletivos e individuais. Thaciano pegou a bola no meio, deu caneta em Neto Moura e fez lançamento para Ryan, que passou a bola para Kayky. O camisa 37 fintou Wesley e fez o gol em uma bela finalização com o bico do pé. Rafael Cabral não teve chances de defender.
Após ser vazado, o Cruzeiro ficou mais frágil na defesa e passou a sofrer mais pressão do Bahia. O Tricolor quase marcou o segundo da noite em uma pancada de Cicinho, dentro da área celeste. A bola explodiu no travessão, mas o time de Renato Paiva não conseguiu aproveitar o rebote.
Esse bom momento do Bahia parou no minuto seguinte, quando Bruno Rodrigues marcou um golaço e recolocou o Cruzeiro no jogo. O atacante recebeu passe de calcanhar de Gilberto, deu um drible desconcertante em Kanu e chutou com tranquilidade para empatar o placar: 1 a 1.
A Raposa ainda conseguiu virar a partida. Aos 45′, Wesley se aproveitou de recuo ruim de David Duarte, driblou Marcos Felipe e fez o segundo tento dos mineiros com o gol vazio. Nos acréscimos, nenhuma das equipes teve alguma grande jogada de destaque.
VAR frustra os planos do Cruzeiro
Nos primeiros dez minutos do segundo tempo, o Cruzeiro desperdiçou chances com Gilberto, Bruno Rodrigues e Mateus Vital. Já o Bahia teve boa oportunidade de fazer o 2 a 2 quando Cauly saiu cara a cara com Rafael Cabral, aos 10′.
Ídolo do Tricolor de Aço, Gilberto foi aplaudido pela torcida mandante quando foi substituído por Pepa. Maior artilheiro do estádio desde sua reinauguração para a Copa do Mundo de 2014, em 2013, o centroavante balançou as redes 32 vezes no local. Sua passagem pelo time soteropolitano ocorreu entre 2018 e 2021.
A sorte que Cabral teve com Cauly não durou muito. Aos 20′, o goleiro espalmou a bola após cabeçada de Kanu e deu o rebote nos pés de Arthur Sales, que marcou o gol de empate do Bahia. O atacante havia acabado de entrar no lugar de Kayky.
Na reta final da partida, a arbitragem frustrou os planos do Cruzeiro em dois laces diferentes. Aos 43′, Henrique Dourado marcou o que seria o terceiro tento estrelado, mas o VAR marcou impedimento na jogada. Três minutos depois, o juiz Rodrigo José Pereira de Lima assinalou pênalti para os mineiros, mas a anulou a marcação após checar o árbitro de vídeo
Ficha Técnica
Bahia 2 x 2 Cruzeiro
Gols: Kayky (aos 17′ do 1ºT) e Arthur Sales (20′ do 2ºT); Bruno Rodrigues (aos 29′ do 1ºT) e Wesley (aos 45′ do 1ºT)
Cartões amarelos: Wallisson (Cruzeiro); Ryan, Kayky e Rezende (Bahia)
Motivo: 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 10 de junho de 2023
Local: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa/RJ)
Bahia: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Cicinho, Thaciano, Rezende, Ryan e Cauly; Everaldo e Kayky. Técnico: Renato Paiva
Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Lucas Oliveira e Marlon; Filipe Machado, Neto Moura e Mateus Vital; Wesley, Bruno Rodrigues e Gilberto. Técnico: Pepa.