Brumado: Comandante do 24º Batalhão e Secretário de Educação participam de cerimônia alusiva ao 2 de julho e entrega de certificados na Escola Cívico-Militar Idalina.

12 de julho, 2023 Por efuxico.com Off
Read Time2 Minute, 8 Second

A Escola municipal de Tempo Integral com Metodologia Militar Idalina Azevedo Lobo, situada no Bairro Malhada Branca, realizou na manhã desta terça-feira (11), um ato alusivo ao 2 de julho, fechando as comemorações do bicentenário da Independência da Bahia na unidade educacional. O evento contou com a participação dos alunos, professores, autoridades políticas e Militares de Brumado.

Durante o evento, as bandeiras do Brasil e da Bahia portadas por alunos do 8° e 9° ano, entraram no pátio de formatura e ficaram em posição de destaque, os respectivos hinos foram entoados pelos presentes.

Um mural com as fotografias dos alunos destaques foi instalado na área Cívica da Escola.

O ato simbólico é comemorativo a data magna na Bahia, a Escola Idalina utilizou a cerimônia para entrega dos certificados aos alunos que se destacaram em meio aos mais de 300 matriculados no período da primeira unidade. Os discentes lograram êxito graças ao mérito em reunir boas notas e um comportamento padrão aos preceitos militares, os pais dos homenageados também se fizeram presentes e emocionados entregaram os certificados aos seus filhos

Visita dos Governadores a escola militar Idalina, como é carinhosamente chamada. | Foto efuxico

Vale destacar que neste ano, a escola que já recebeu dezenas de visitantes ilustres, dentre eles o então Governador e hoje Ministro da República Rui Costa e o Hoje Governador Jerônimo Rodrigues, nesta data recepcionou o primeiro comandante do Batalhão de Brumado, responsável pelo cogestão de duas escolas na capital do Minério. Na sua rede social o 24° Batalhão destacou que o Corpo Disciplinar da Escola Modelo Cívico Militar Idalina Azevedo Lobo homenageou os alunos que obtiveram a melhor nota na 1° unidade.

Na ocasião, estiveram presentes o Comandante do 24º BPM, Ten Cel PM Elson; o Secretário de Educação municipal, João Nolasco; o Major Pm Valmari, Coordenador do CICOM, além da diretora, Kalinka Cristina, e da CAP PM Débora.

Sobre a data

O 2 de julho é a data cívica mais importante para a Bahia. Neste ano, o Estado comemora os 200 anos do início do movimento que começou em 1821 e terminou em 2 de julho de 1823, decretando a independência do estado baiano em plena guerra da independência brasileira. A Independência da Bahia veio quase um ano após a Independência do Brasil, que é reconhecida em 7 de Setembro de 1822.