Brumado: Justiça converte em preventiva prisão em flagrante de 2 dos 4 Pombos Sujos do CV presos na Operação Comboio.
1 de fevereiro, 2024
Na última quarta-feira (31), o Juiz da Vara crime de Brumado, atendendo o pedido do Ministério Público, converteu em preventiva a prisão em flagrante de dois dos quatro “Pombos Sujos do CV”, presos com armas, munições e um veículo roubado que era usada em homicídios em Brumado e região. A brocada ocorreu no último sábado (29).
Os custodiados são suspeitos de homicídio perpetrado contra VINÍCIUS SILVA DOS SANTOS, vulgo “TICO”, no dia 17/01/2024, em Brumado; o automóvel apreendido é semelhante ao que foi usado pelos envolvidos na morte de MARCOS CRUZ, no Município de Guajeru. Ambos os crimes a principal linha de investigação é acerto de contas entre grupos rivais.
Durante a audiência, o Ministério Público da Bahia se manifestou pela regularidade do flagrante e pela conversão da prisão em preventiva. A defesa dos custodiados solicitou a liberdade provisória e alegou que a audiência de custódia foi realizada fora do prazo. De acordo com o magistrado, a prisão em flagrante efetuada pela autoridade policial não apresenta qualquer ilegalidade.
Após os relatos dos preso e análise dos elementos do processo, o Juiz entendeu que deve ser mantida as prisões cautelares de “Zoi e Perneta”. O adolescente foi liberado no dia do flagrante e o Pombo sujo acusado de está associado ao grupo criminoso, fornecendo a casa na zona rural e o serviço de logística (entrega de drogas e manutenção do carro) responderá em liberdade sem prejuízo ao processo.
“Ainda que os crimes de que sejam suspeitos não tenha sido cometido mediante violência ou grave ameaça a pessoa, deixo registrado que recentemente, nessa cidade, o ora custodiado [sic] Zoi e seu irmão (que pode ter sido o que conseguiu fugir pelo matagal) foram vítimas de tentativa de homicídio em tese cometido por cerca de dez pessoas, presas, oportunidade em que foram apreendidas nove armas de fogo; suspeitas que o ora custodiado e seu irmão tenham sofrido a tentativa de homicídio porque podem estar envolvidos na morte de Vinícius, vulgo ”Tico”, e tentativa de homicídio contra um dos dez, acima mencionados. Suspeita-se que o ora custodiado zoi e seu irmão não tenham agido sozinhos quando, em tese, praticaram os referidos crimes contra a vida. Os fatos já são objeto de investigação.” Concluiu o magistrado.
O processo ficará na comarca de Brumado e os dois dos quatro presos na Operação irão permanecer no Presídio de Brumado a disposição do homem da capa preta.