Caso Bernadete: Governos Federal e Estadual trabalham juntos para esclarecer assassinato de líder quilombola
18 de agosto, 2023Integrantes dos governos Federal e Estadual se reuniram na manhã desta sexta-feira (18), na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em Salvador, para estabelecer medidas conjuntas a serem tomadas diante da morte da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, ocorrida nessa quinta-feira (17), em Simões Filho.
Além de atualizar os primeiros passos da investigação, medidas de apoio à comunidade e reforço da segurança no entorno do local onde aconteceu o crime também foram discutidos.
O Assassinato.
A líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, 72 anos, foi morta na noite de quinta-feira (17), em Pitanga de Palmares, com 12 tiros, mesma quantidade que o filho dela, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, mais conhecido como Binho do Quilombo, recebeu em 19 de setembro de 2017. O homicídio de Binho, que foi executado dentro de um carro, ainda não foi elucidado.
A líder recebia ameaças constantemente por causa da “especulação imobiliária” e também de madeireiros. Bernadete foi morta por dois bandidos que invadiram seu terreiro. No momento do crime, ela estava sentada e tomava café com os netos.
Fonte: Informe Baiano