CBH Rio das Contas comemora 16 anos de atuação em defesa dos recursos hídricos na região

17 de outubro, 2024 Por efuxico.com Off
Read Time1 Minute, 58 Second

Conselho da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas, que tem entre seus membros representantes de Jequié e Brumado, comemora 16 anos de atuação em defesa dos recursos hídricos na região.

Fundado em 17 de outubro de 2008, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas (CBHRC) celebra 16 anos de existência nesta quinta-feira (17). Formado por membros do poder público, sociedade civil e usuários de água, o Comitê se destaca pela gestão sustentável e participativa entre os segmentos.

O presidente Tadeu Silva, relembra as conquistas como o Plano de Bacias associado à Proposta de Enquadramento. “O CBHRC tem a função de cuidar e contribuir com a gestão dos recursos hídricos do Rio das Contas. Uma das nossas principais conquistas foi a elaboração do plano de bacias em 2018, fomos um dos primeiros comitês a ter esse planejamento”, ressalta.

O Plano de Bacias estabelece as diretrizes e ações para o gerenciamento e uso sustentável dos recursos hídricos na região. Nesse sentido, o plano visa à priorização de intervenções, otimização do uso da água e a coordenação das atividades entre diferentes usuários, setor público e sociedade civil.

Já a Proposta de Enquadramento dos Corpos de Água da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas, diz respeito à classificação dos corpos d’água de uma bacia hidrográfica em classes que representam seus usos preponderantes e metas de qualidade. No Brasil, o enquadramento é definido pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e executado pelas agências de água e Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs).

Participe do canal do Portal É Fuxico no WhatsApp 📲

Tendo em vista a atuação do CBH Contas ao longo dos anos, o presidente reforça a importância da continuidade do trabalho em prol da conservação e proteção dos mananciais da região, além do posicionamento e compreensão das demandas da bacia. “O nosso objetivo é colocar em prática o Plano de Bacias. Isso vai contribuir para que o comitê  consiga  atuar de forma mais ativa na preservação dos recursos  hídricos”, afirma.

A diretoria do CBH Contas ainda é composta por Jackson Ferreira (vice-presidente) e Deusdete Brito (secretário) e atualmente conta com 60 membros entre titulares e suplentes de mais de 30 Instituições como Inema, Sema Bahia, Prefeituras de Itambé, Jequié, Poções e Caraíbas, Associações de Lagoa do Canto e dos Produtores Assentados da Fazenda Velha, Organização de Geração de Trabalho, Embasa, Chesf, entre outras.