Em 2020 a PRF na Bahia já retirou de circulação quase 30 milhões de unidades de cigarros contrabandeados nas rodovias federais que cortam o estado, representando um prejuízo de 7 milhões de reais à fonte de receita do crime organizado.
No km 677 da BR 116, em Jequié, “Cidade Sol” no Sudoeste baiano a 365 km de Salvador, policiais rodoviários federais apreenderam 5.000 maços de cigarro em um ônibus que fazia a linha São Paulo (SP) – Campina Grande (PB).
Durante ação da Operação Cão de Guarda – REBUS, com foco no enfrentamento a criminalidade, agentes da PRF abordaram um busão para verificação. A fiscalização revelou no interior do bagageiro cinco caixas que estavam carregadas com cigarros de origem paraguaia, totalizando 5.000 maços.
O motorista de 26 anos informou que a carga foi despachada em São Paulo (SP) e seria entregue em um posto de combustível na cidade de Tucano (BA), mas não soube precisar o Lazarento responsável pela encomenda.
A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil em Jequié (BA), para os procedimentos cabíveis. A pena base para o crime de contrabando e descaminho varia de 2 a 5 anos de reclusão.
Fonte: Nucom / PRF/BA