Coisa boa! Bahia vai receber sistema de abastecimento de água em área Rural
27 de outubro, 2021Estratégia do Ministério do Desenvolvimento Regional busca reduzir a dependência do uso de carro-pipa em localidades do semiárido brasileiro
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, publicou edital para contratar empresa especializada para elaborar os projetos básico e executivo para a implementação de 18 sistemas de dessalinização em comunidades do semiárido de nove estados do país – Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O investimento nos projetos é de aproximadamente R$ 1,5 milhão. A seleção pública está sendo feita em parceria com o IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura).
Até o momento, foram pré-selecionadas 27 localidades, das quais serão escolhidas duas comunidades prioritárias em cada estado, totalizando os 18 sistemas a serem instalados. A meta é atender o maior número possível de famílias. A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional completa o projeto de reestruturação da metodologia de implantação dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce.
O objetivo é aproveitar poços que contenham água salobra e com alta capacidade de vazão para a implantação de sistemas de dessalinização de maior porte, proporcionando o abastecimento das comunidades por meio de redes de distribuição de água dessalinizada. Atualmente, a distribuição de água nos sistemas do Programa Água Doce é feita por chafariz
Fortalecimento da economia local
O projeto também vai ajudar no desenvolvimento das comunidades atendidas e, consequentemente, no aumento da renda dos moradores, já que será implementada a carcinicultura, técnica de criação de camarões em viveiros, como solução sustentável para a utilização da água concentrada em sais que é subproduto do processo de dessalinização.
Fonte. MDR