Crimes eleitorais: Até meio dia, pelo menos 18 pessoas foram conduzidas na Bahia.

30 de outubro, 2022 Por efuxico.com Off
Read Time1 Minute, 46 Second

Pelo menos 18 pessoas foram conduzidas acusadas de cometer crimes eleitorais até o meio dia deste domingo (30), na Bahia. A realização de boca de urna, que consiste em tentar convencer o eleitor nas proximidades dos locais de votação, é o crime mais registrado até o momento. Essas e outras irregularidades são monitoradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado no Centro de Operações e Inteligência, no CAB.

As conduções ocorreram nos municípios de Ibirataia (9), Jitaúna (3), Jequié (1) e Salvador (3). Exceto a ocorrência em Jequié, onde um homem foi conduzido após ser flagrado fazendo o registro do voto na cabine com o celular, as demais ocorrências foram referentes à boca de urna. Também há duas conduções por agressão física, em Salvador.

O CICC reúne representantes de mais de 30 instituições estaduais municipais e federais com o objetivo de monitorar os locais de votação e regiões de grande movimento, como estações de transbordo, com o objetivo de garantir o direito de voto dos baianos. O trabalho integrado permite a rápida adoção de medidas, se necessária, com o acionamento e o envio imediato de equipes.

Além dos representantes das Superintendências de Inteligência, de Tecnologia, de Telecomunicações, de Gestão Integrada da Ação Policial e da Corregedoria Geral da SSP, profissionais da Agência Nacional de Inteligência, Polícias Militar, Civil, DPT, CBMBA, Polícias Federal e Rodoviária Federal, Exército, TRE, SAMU, CCR Metro, NeoEnergia, Transalvador, Guarda Civil Municipal, Embasa, Vivo, Oi também integram o CICC, entre outros.

Visita

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Roberto Maynard Frank, agradeceu o apoio da Secretaria da Segurança Pública, ao visitar o CICC, na manhã deste domingo. Já o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, reforçou o profissionalismo das equipes e destacou a importância do trabalho preventivo para que todos possam exercer o direito de votar.

“Nosso trabalho é justamente garantir que a democracia seja respeitada e que todos possam fazer suas escolhas, garantir o direito de voto dos baianos”, finalizou o secretário.

Além do titular da SSP, o subsecretário Hélio Jorge Paixão, e a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, também acompanharam a visita.

Fonte: SSP-BA