Dalai Lama desculpou-se depois de um vídeo viralizar nas redes sociais mostrando o líder espiritual beijando uma criança na boca e perguntando se ela gostaria de “chupar sua língua”.
Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, 10, o escritório do Dalai Lama lamentou o incidente e se desculpou com o menino e sua família, bem como com seus amigos em todo o mundo.
No vídeo, gravado em 28 de fevereiro, o garoto se aproxima do líder espiritual e pergunta se pode abraçá-lo. Dalai Lama, então, convida o menino para subir no palco. O garoto dá um abraço e um beijo na bochecha do líder espiritual.
O monge-chefe do budismo aponta para os lábios, põe a língua para fora e pergunta se ele gostaria de “chupá-la”. Em seguida, ele dá um beijo na boca do menino. A identidade da criança não é conhecida.
O incidente ocorreu durante um evento com a M3M Foundation, filantrópica da imobiliária indiana M3M Group, com sede em Dharamshala, onde o Dalai Lama vive, em exílio permanente.
O grupo de direitos da criança, com sede em Nova Délhi, condenou “toda forma de abuso infantil”, em resposta ao incidente.
O vídeo gerou críticas nas redes sociais. O escritório do líder espiritual justificou que sua maneira de interagir é “inocente e divertida”, mesmo em público e diante das câmeras.
O líder espiritual Dalai Lama apresentou esta segunda-feira um pedido de desculpa após pedir a uma criança para lhe chupar a língua.
Saiba mais aqui https://t.co/NhHTnwwsDw pic.twitter.com/krSDWCPo3N
— SIC Notícias (@SICNoticias) April 10, 2023