Eita desgraça! Ucrânia anuncia contraofensiva: ‘Está na hora’ Militares pretendem atacar forças russas em território ocupado
30 de maio, 2023A Ucrânia indicou no último sábado, 27, que as forças do país estão prontas para lançar uma contraofensiva depois de meses de preparativos. A ação inclui ataques recentemente intensificados a alvos logísticos, bem como estratagemas e desinformações destinadas a manter as forças russas no limite.
“É hora de recuperar o que é nosso”, escreveu o comandante militar supremo da Ucrânia, general Valeriy Zaluzhnyi, em um comunicado.
A declaração foi acompanhada por um vídeo habilmente (muito bem feito) produzido de tropas ucranianas se preparando para a batalha e divulgado nas mídias sociais.
Apesar do anúncio, o general Zaluzhnyi não deu nenhuma indicação de onde e quando as forças ucranianas podem tentar romper o domínio da Rússia em território ocupado.
It's time to take back what is ours – we are going to destroy the enemy.
Commander-in-Chief of the Armed Forces of Ukraine Valeriy Zaluzhnyi (https://t.co/hShiZMvhHy) pic.twitter.com/pWreqZLgKr
— Slava Ukraini 🇺🇦 (@Heroiam_Slava) May 27, 2023
Ataque poderia acontecer “amanhã”
Outros altos funcionários ucranianos também sugeriram que a contraofensiva era iminente. Oleksiy Danilov, chefe do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, disse à BBC em entrevista divulgada hoje que as forças de Kiev estavam “prontas” e que um ataque em grande escala poderia acontecer “amanhã, depois de amanhã ou em uma semana”.
Segundo reportagem do jornal The New York Times, a Ucrânia passou meses acumulando um poderoso arsenal de armas fornecidas pelo Ocidente e treinando dezenas de milhares de soldados em manobras ofensivas para a campanha.
Conforme especialistas ouvidos pelo jornal, as ações vão se concentrar “provavelmente” nas áreas ocupadas pela Rússia no sul e leste da Ucrânia