Em Jequié, Barragem da Pedra está com 56,16% do seu armazenamento, “largou” a Chesf
29 de janeiro, 2024A Barragem da Pedra, localizada em Jequié, tem apresentado um notável crescimento em seu volume útil, devido as fortes chuvas na cabeceira do Rio de Contas, na Chapada Diamantina e região de Brumado. Em boletim divulgado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), nesta segunda-feira, 29, aponta que o reservatório alcançou a marca de 56,16% de sua capacidade, sendo a curva de volume de espera estabelecida para o período 63%.
O comunicado ainda destaca: “Tendo em vista a previsão de chuvas na bacia para os próximos dias e visando a manutenção de volume vazio para controle de cheia, as defluências do Reservatório da Pedra serão elevadas, gradualmente, sem abertura de comporta, para o valor 60 m³/s, a partir da data de hoje (segunda-feira), conforme programação a seguir, devendo permanecer neste valor até nova avaliação. Desta forma, segue programação de defluência média diária do referido reservatório”:
A Chesf também destaca que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores ora praticados em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio de Contas.
No ano passado, com o decorrer da abertura das comportas da Barragem, Jequié e as cidades “abaixo” sofreram com uma enchente histórica. Segundo algumas análises, houve erro de cálculo ou falta de planejamento por parte da hidroelétrica.
Fonte: Giro Ipiaú