Em Jequié, Governador inaugura Unidade de Oncologia no Prado Valadares, Picuinha entre prefeito e deputado federal botou “os babão” em pé de guerra. (Assista)

6 de outubro, 2023 Por efuxico.com Off
Read Time2 Minute, 9 Second

A picuinha política sobre a implantação da Unidade de Atendimento Oncológico de Jequié,  parecia que seria resolvida, nesta sexta-feira, (06), pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Entretanto, o “deixa essa pra mim” pela implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), onde dois lados políticos mediram forças para “puxar a brasa para as suas sardinha” teve um novo capítulo nesta sexta-feira triste na região de Jequié após a morte do médico plantonista do Hospital Geral Prado Valadares e a chacina da família de ciganos, ambos residentes na cidade sol.

Puxando a brasa para uma direção estava Zé Cocá (PP), prefeito Municipal, que havia rompido com o governo e está “beirando de volta”. Ele apoiava a criação do estabelecimento de saúde, no Hospital Particular Santa Helena.

Na outra extremidade, o deputado Federal Antonio Brito (PSD), base do governo, o homem chegou a viajar para a ONU | EUA com Lula e “as porra”, o deputado sonhava com a implantação da UNACOM na Santa Casa de Misericórdia, da Fundação José Silveira.

Vendo a picuinha jequieense se alastrando, o Governador Jerônimo, criado no jequiezinho, optou em levar o Núcleo Oncológico para o Tradicional e Modernizado Hospital Geral Prado Valadares ( Do governo do estado); jogando um balde de água fria nos alterados.

Contudo, durante a inauguração da Unidade nesta sexta-feira (06), os jequieenses que estavam sem ter o que fazer (tempo livre), autoridades e os “babão”, presenciaram mais um capítulo da picuinha. O deputado Federal demonstrou insatisfação “ficou virado na desgraça” com a presença do prefeito e de seu grupo no palanque, o Federal “soltou os cachorros” na equipe do cerimonial que teria colocado o prefeito lado a lado com o governador Jerônimo, deixando o homem de Brasília e da Santa Casa em segundo plano. (Assista).

Sobre a Unacon.

A Unacon beneficiará os moradores de Jequié e região que não mais precisarão se deslocar para Salvador ou Itabuna para terem atendimento especializado. O serviço, que contará com doze poltronas para quimioterapia, estará organizado para oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos para investigação e confirmação diagnóstica, tratamento cirúrgico, tratamento quimioterápico, cuidados paliativos e possíveis intercorrências clínicas.

A estrutura contará ainda com cinco consultórios médicos, dez leitos de internação clínica, dez leitos de internação cirúrgica e três leitos de UTI, além de todo aparato de apoio diagnóstico como radiologia convencional, ressonância magnética, ultrassonografia, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, endoscopia urinária, anatomia patológica e patologia clínica.

Segundo a SESAB, a expectativa é que sejam realizadas na Unacon Jequié ao menos 650 cirurgias em oncologia e 5.300 sessões de quimioterapia por ano.