“Entregou a Goiabada” Vitória fica à frente duas vezes, mas cede empate ao ABC
1 de agosto, 2022A vida do Vitória na Série C ficou um pouco mais complicada neste domingo. O Leão recebeu o ABC e esteve à frente do placar por duas vezes, mas o Elefante buscou o 2×2 e deu um passo importante para a classificação – enquanto os mandantes se complicaram na tabela.
Tréllez abriu para o Vitória logo nos minutos iniciais, mas Fábio Lima conseguiu o empate logo na sequência em impedimento. Um pênalti discutível no fim do 1º tempo rendeu o 2º gol do colombiano na partida, mas Erick Varão acertou um golaço de longe para fechar no início da etapa final.
Com o empate, o ABC deu um passo importante para buscar a vaga na 2ª fase. O Elefante aparece na 3ª posição do campeonato, com 28 pontos ganhos. A rodada ainda não acabou, mas o time tem cinco pontos sobre o 9º colocado, São José, que enfrenta o Figueirense ainda hoje.
Para o Vitória, o empate só fez complicar a vida. Estagnado em 10º, o time tem apenas 23 pontos na Série C e aparece a dois pontos da Aparecidense, último time do G8. Mas os goianos ainda jogam na rodada e essa distância para o 8º pode chegar a três pontos.
Agora, os dois times voltam a campo nos dois próximos fins de semana para tentar garantir a classificação entre os oito melhores times da 3ª Divisão. Para o Leão, os jogos serão contra Mirassol e Brasil-RS. Para os abeceditas, São José e Figueirense fecham a disputa.
O jogo começou da melhor maneira possível para os mandantes. Pressionando nos minutos iniciais, o Leão abriu o placar aos 6, com Santiago Tréllez subindo mais alto no meio da área para concluir um cruzamento de Guilherme Lazaroni. Mas a resposta seria tão rápida quanto.
Aos 11, Erick Varão passou para Fábio Lima recebeu no ataque. Ele entrou na área e bateu na saída de Dalton para igualar. Com o empate, o ABC passou se fechou mais em um jogo sem a bola e conseguiu abaixar o ritmo do jogo para equilibrar as ações em campo.
Mas tudo mudou aos 32, quando o ponta Alan Pedro e o goleiro Pedro Paulo se chocaram e o juiz marcou o pênalti. Na cobrança, o colombiano Tréllez deslocou o arqueiro e recolocou o Rubro-Negro na frente do placar.
2º tempo: Pressão do ABC no início e do Vitória no fim
Depois do intervalo, o ABC adotou uma nova postura. Intenso e propositivo, o Alvinegro cresceu e partiu para o ataque. Assim, o gol de empate veio aos 9, quando Erick Varão, que já tinha uma assistência, acertou um chutaço da intermediária, na bochecha da rede de Dalton.
Com o empate, o Vitória voltou a pressionar mais e o ABC diminuiu um pouco da intensidade. Isso equilibrou as ações do jogo, mas os potiguares seguiam jogando mais perto do gol. Com o passar do tempo, o Leão aumentou a pressão e passou a dominas as ações ofensivas.
Assim, vieram boas chances para os mandantes, que precisavam do resultado para colar novamente no G8. Na melhor sequência, aos 40 e aos 41, Pedro Paulo precisou de defesaças para evitar que as cabeçadas de Zé Vitor e Dinei após escanteios terminassem em gol.
Ficha Técnica
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador-BA
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS)
Assistentes: Cicero Alessandro de Souza (MS) e Diego dos Santos Ruberdo (MS)
Gols: Santiago Tréllez (6’/1ºT | VIT), Fábio Lima (11’/1ºT | ABC), Santiago Tréllez (36’/1ºT | VIT), Erick Varão (9’/2ºT | ABC)
Cartões amarelos: Eduardo, Dionísio, Alan Santos (VIT), Marcos Vinícius, Wellington Reis, Erick Varão e Wallyson (ABC)
Público: 27.000 torcedores
Vitória: Dalton; Alemão, Alan Santos, Marco Antônio e Guilherme Lazaroni; Léo Gomes (Zé Vítor), Dionísio e Eduardo (Gabriel Honório); Luidy (Alisson Santos), Alan Pedro (Thiaguinho) e Santiago Tréllez (Dinei). Técnico: João Burge.
ABC: Pedro Paulo; Marcos Vinícius, Ícaro, Richardson e Felipinho; Wellington Reis (Walfrido), Erick Varão (Guilherme Nunes) e Fábio Lima (Gustavo França); Matheus Rocha, Wesley Pionteck (Wallyson) e Henan (Geovani). Técnico: Fernando Marchiori.