Filó brumadense! Capivara é vista pelas ruas de Brumado.

21 de novembro, 2023 Por efuxico.com Off
Read Time1 Minute, 21 Second
Uma capivara foi vista caminhando nas proximidades do Quartel do Tiro de Guerra de Brumado, na localidade conhecida como Faixa de Gaza, o local além de abrigar o quartel do Exército é o encontro entre os bairros Baraunas, Alto Escalavrado e Feliciano Pereira Santos. Todos esses locais ficam muito longe do habitat natural do grande roedor.

Um vídeo publicado na manhã desta terça-feira (21) mostra um fuxiqueiro local gravando a Filó brumadense e chamando “seu Nu” de viado, embora as espécimes serem herbívoras, elas não costumam disputar os mesmos ambientes.

A Filó de Brumado foi vista por transeuntes na via pública, não se sabe se algum órgão ambiental foi chamado para realizar o resgate do animal silvestre. O paradeiro da Filó brumadense é incerto.

Com uma população numerosa na barragem que uma Mineradora mantém na região dos nove, não foi a primeira vez que capivaras aparecem na região urbana, há pouco tempo um animal apareceu nadando no poluído Rio do Antônio nas proximidades da Ponte do São Félix.

A Capivara é um animal que chama atenção por sua mansidão e calmaria, mas que também traz perigos a saúde por poder carregar o carrapato que transmite a febre maculosa.

Segundo o Brasília Ambiental (Ibram), as capivaras têm em média 1,2 metros, pesam de 20 a 80 quilos e podem viver 15 anos. Elas se destacam por levarem o título de maior roedor do mundo. São animais herbívoros, se alimentam de capim, grama, ervas e vegetação aquática. As fêmeas têm um período de gestação de cinco meses e nascem, em média, cinco filhotes