Hackers “Ladrões Digitais” | Entrou água no leite! Caixa bloqueou “3 milhões” de contas digitais por suspeita de fraudes.
22 de julho, 2020
A Caixa bloqueou “centenas de milhares” de contas digitais movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem, utilizadas para receber o auxílio emergencial e o FGTS, após uma suspeita de fraude. Segundo o banco, as contas foram acessadas por hackers que se aproveitaram de uma brecha de segurança, o que também causou a suspensão do auxílio de pessoas que não tinham nada a ver com o problema. – “A tal brecha ocorreu quando a caixa pensando em pessoas de baixa renda que não tem smartphone, autorizou que a partir de um celular pudesse se acessadas várias contatas aí os vagabundos digitais se aproveitaram e sacou o dinheiro do necessitados.
A informação é do presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Sem citar números exatos por questões de segurança, Guimarães afirmou nesta terça-feira (21), em uma live, que hackers acessaram centenas de milhares de contas em maio, durante um período de dez dias. A Polícia Federal foi envolvida no caso e acompanha as comunicações do grupo, segundo o presidente.
Como muitas pessoas não tinham celular, o Caixa Tem permitia que um mesmo número abrisse mais de uma conta para receber o auxílio emergencial. Essa característica teria sido aproveitada por hackers para desviar o dinheiro do programa, o que fez o banco suspender as contas suspeitas.
No entanto, mesmo pessoas que não tinham envolvimento com a fraude foram impedidos de utilizar o auxílio emergencial após a ação da Caixa. Isso fez com que algumas recebessem a primeira e segunda parcelas normalmente, mas não conseguissem sacar a terceira. Quem está “no Vexame” deverá procurar uma agência da Caixa e confirmar sua identidade para que o dinheiro seja liberado.
Por Redação efuxico.com
Fonte Caixa Econômica Federal