Jairo Celestino comandante do Pelotão da PRE Jequie é promovido a Capitão da Polícia militar
30 de maio, 2024Atual comandante do 3º Pelotão de Policiamento Rodoviário em Jequié l teve passagem pelo 1° Pelotão de Brumado e o 5°, que comanda Malhada de Pedras, Guajeru e Rio do Antônio, além da direção da Escola Militar Idalina.
O ex-diretor disciplinar da Escola Militar Idalina, com passagens pelos Pelotões de Brumado e Malhada de Pedras; Jairo Lopes Celestino foi promovido ao posto de Capitão da Polícia Militar, consolidando uma trajetória de mais de três décadas de serviço dedicado à segurança pública na Bahia. Atualmente, ele ocupa o cargo de comandante do 3º Pelotão de Policiamento Rodoviário (PRE) em Jequié.
O Capitão Jairo, tem 55 anos, é casado com Lucyleide Rebouças Peixoto Celestino e pai de Glauco e Jairo Jr. Ingressou nas fileiras da PMBA em 1988 no Curso de Formação de Soldado (CFSD). Em 1991, foi aprovado no Curso de Formação de Sargentos (CFS) e promovido à graduação de Subtenente em 2010.
Em 2018, ingressou na Academia de Polícia Militar, de onde saiu como Aspirante a Oficial em 2019, sendo promovido ao posto de 1º Tenente PM em outubro do mesmo ano.
Segundo o blog do Marcos Cangussu, além de sua formação militar, Jairo é Bacharel em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas de Jequié, curso concluído em 2006.
Ao longo de sua carreira, prestou serviços em diversas unidades e funções, incluindo o 9º BPM em Vitória da Conquista, o 17º BPM em Guanambi, o Batalhão de Polícia de Guarda, onde atuou na Secretaria da Fazenda, passou pelo Colégio da Polícia Militar em Jequié, na 79ª CIPM em Poções e na extinta 34ª CIPM, hoje 24° batalhão de Brumado.