Menina de 5 anos morre após ser picada por escorpião, aumentam os acidentes com o animal na Bahia.

29 de agosto, 2023 Por efuxico.com Off
Read Time2 Minute, 12 Second

Uma menina de 5 anos morreu horas depois de ter sido picada por um escorpião enquanto brincava com outras duas crianças. O caso ocorreu na cidade de Barreiras, no oeste baiano, e o corpo dela foi sepultado no domingo (27).

A vítima foi identificada como Ágata Sofia Fernandes da Silva. De acordo com a tia dela, Larissa Fernandes, a situação ocorreu por volta das 17h de sexta-feira (26), quando a garota estava na frente da casa de uma vizinha, no bairro Arboreto 1. Ela foi até os fundos do imóvel pegar um brinquedo, quando foi picada no pé.

À noite, a vítima começou a ter delírios e episódios de vômito, além de ficar com o corpo roxo. Diante disso, a mãe dela pediu socorro a um vizinho, que a levou para o Hospital do Oeste, no mesmo município.

Ágata Sofia morreu na unidade, no sábado (26). A picada por um escorpião como causa do óbito foi apontada no laudo cadavérico fornecido pelo hospital, conforme a família.

Aumentam os acidentes com escorpião na Bahia.

Entre janeiro e agosto deste ano, 15 pessoas morreram após ataques por escorpiões na Bahia, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado (Sesab). O número de óbitos registrados em 2023 chama a atenção porque está próximo do que foi contabilizado em todo o ano passado, quando 20 pessoas morreram.

No início desse mês, um bebê de 2 anos morreu após suspeita de picada de escorpião em Ibirapuã, no extremo sul da Bahia.

Feira registra recorde.

Em 2023 a Prefeitura de Feira de Santana registrou, no primeiro semestre de 2023, 338 acidentes com escorpião no município. Os dados foram coletados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Como evitar acidentes.

Os meses de agosto a setembro são o período de maior reprodução dos escorpiões com concentração de veneno. De acordo com a bióloga do Centro de Controle em Zoonoses (CCZ), Rosemary Sarmento, a população deve evitar sujeira e baratas nas residências, já que elas são fonte de alimentação para os escorpiões.

”Os escorpiões são animais venenosos que podem entrar facilmente nas moradias e causar graves problemas para a saúde. A principal medida para evitar os escorpiões é fazer barreiras físicas, conservar o imóvel livre de rachaduras, e manter o quintal limpo e os ralos devidamente tampados. Tudo isso pode servir como porta de entrada para os escorpiões. Outro cuidado para evitar a picada dos escorpiões é examinar roupas pessoais, de cama e banho, e também calçados antes de usá-los”, explica.

Conscientização

A Prefeitura de Brumado iniciou uma campanha de conscientização alertando sobre os perigos e informando sobre a época de reprodução do escorpião. (Veja)