Conteúdo legal: Novas escolas de tempo integral do estado serão beneficiadas com geração de energia solar, Rede de ensino de Brumado foi pioneira, Jequié está implantando em 16 unidades educacionais.
22 de agosto, 2023“Com a assinatura da ordem de serviço, a previsão é que a instalação das placas solares nas escolas públicas ocorra dentro do prazo de até 24 meses e com investimento estimado de aproximadamente R$200 milhões”, destaca Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura da Bahia. Nesta 1ª fase do projeto, a potência total instalada será de 47.000 kWp na capacidade máxima de atendimento para gerar energia elétrica nos mais de 150 colégios de tempo integral no estado
Em Brumado, assim como ocorreu com o projeto das escolas de Tempo Integral, a energia renovável nas escolas públicas foi um dos pioneiros no país. A administração de Eduardo Vasconcelos informou que o ensino público municipal utiliza energia limpa e renovável em todas as suas escolas. A iniciativa visa reduzir os gastos com a energia elétrica e pensa no meio ambiente. A Prefeitura informa ainda que ao todo foram adquiridas 3.600 placas solares que contribuem para a geração de energia para o funcionamento de todos os centros educacionais de ensino Integral. O projeto em Brumado foi iniciado em 2020, foi totalmente concluído em 2021, todas as unidades de Tempo Integral contam com equipamentos de Ar-condicionado, trazendo muito mais conforto aos estudantes.
“A iniciativa representa um investimento de altíssimo retorno financeiro e ambiental para município. Todo o investimento na aquisição e implantação do sistema de energia renovável já foi pago só com a economia nas faturas da conta de luz nos últimos dois anos”. Pontuou a administração do Bigodão.
Prefeitura de Jequié também irá investir em energia limpa em 16 escolas.
Em Jequié, o projeto que a prefeitura classifica como um dos mais ousados projetos de tecnologia de que se tem notícia no serviço público da Bahia que é: a utilização de energia limpa, fonte 100% renovável, para alimentar escolas municipais. O projeto que começou a ser executado em abril de 2023, terá um investimentos da Prefeitura de Jequié em 1.715 painéis solares, a Secretaria de Educação, iniciou a instalação de usinas solares em 16 unidades de ensino que não são de tempo integral. A administração de Zé Cocá informou que os equipamentos irão gerar energia para abastecer suficientemente as escolas municipais.
“Jequié vive um novo tempo, para a honra e glória do nosso Deus, que nos deu essa missão de cuidar das pessoas. Estamos trabalhando sem parar e, agora, conseguimos executar este projeto moderno, ousado e que nos ajudará muito na redução das nossas contas de energia elétrica, principalmente agora que estamos com a instalação dos sistemas de ar condicionado em todas as escolas do município. Em breve, teremos 16 unidades equipadas com os painéis solares, reduzindo os gastos da máquina pública sem prejuízos aos serviços prestados à nossa população.”, comemorou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.